É um noctívago ou madrugador?

2021-11-04

É um noctívago ou madrugador?

É o tipo pessoa que acorda cedo e gosta de ter o dia todo pela frente? Ou, pelo contrário, sente que é mais produtivo à noite? A cronobiologia estuda o ritmo interno e divide a população em dois tipos: madrugadores e noctívagos. Quais são as diferenças entre estes dois cronótipos?

 

Deitar tarde?

As recomendações para que se deite cedo são comuns. Isto porque a grande maioria das pessoas têm horários muito semelhantes e precisam de acordar cedo. Nesse caso, é recomendado que não vá para a cama muito tarde para que consiga dormir as horas necessárias. Contudo, nem todas as pessoas têm obrigações logo pela manhã. Os noctívagos atingem picos de energia ao final da tarde ou mesmo durante a noite. É neste período que se sentem mais produtivos. Um estudo publicado na revista Science revelou que esta categoria de pessoas tem mais facilidade na concentração a longo prazo. Ou seja, conseguem manter-se concentrados por mais tempo. Por norma, também são mais criativos, segundo o mesmo artigo. Apesar da preferência por trabalhar durante a noite, esta grupo tem mais facilidade em adaptar-se a um horário diferente, como, por exemplo, aqueles que pressupõem atividades matinais. Apesar de ser o estilo de vida natural de um quarto da população, os noctívagos, pela menor exposição à luz solar, estão mais expostos a problemas de depressão.

 

Acordar cedo?

Se tem uma tendência natural para despertar às primeiras horas de luz é provável que seja uma pessoa metódica. Normalmente, os madrugadores são pessoas mais organizadas, porque se sentem com mais tempo para agendar compromissos e gerir o tempo livre. Como acordam e se deitam sensivelmente à mesma hora conseguem construir uma rotina. O nosso cérebro adora isso. Para além de que dormir sempre às mesmas horas tem um impacto significativo na qualidade do nosso sono.

 

Noctívagos, madrugadores e mais dois

Enquanto que a maioria da população se enquadra nos extremos deste espetro, uma investigação recente identificou outras duas categorias. Os afternoon-ers acordam cedo, estão geralmente sonolentos de manhã, mas muito ativos à tarde. Enquanto que os nappers passam por um período de menor atividade entre as onze e as quinze, mas são bastante produtivos no início da manhã e ao final da tarde.

Deixe o seu comentário!