Trabalhar em casa? De chinelos, mas com rotinas

2020-04-03

Trabalhar em casa? De chinelos, mas com rotinas

 

Se antes o nosso quotidiano era dividido entre casa e local de trabalho, agora não deve ser diferente só porque estes dois sítios são o mesmo. Conheça algumas regras para conseguir conjugar lazer e trabalho, agora que elas se podem confundir um pouco.

O que vou vestir, hoje?

É certo que não precisamos de usar um vestido deslumbrante ou colocar a gravata que faz toda a diferença. Estamos a trabalhar em casa e devemos fazê-lo com conforto, mas é determinante que tire o pijama. Primeiro, porque devemos manter as rotinas. Depois, porque é uma forma de deixar a mensagem clara ao cérebro de que a preguiça acabou e que estamos prontos para começar o dia. Adeus, pijama. Vamos lá mudar o mundo!

Quarto vs Escritório

Defina muito bem aquilo que pode fazer em cada uma das áreas. Onde vai ser o seu escritório? Tem um em casa? Vai ser na biblioteca? Na sala de estar? Escolha bem o sítio e torne-o cómodo e prático. Se possível, use esse espaço apenas para trabalhar em casa ou… em alternativa, arrume tudo quando terminar para que o possa usar para outros fins. Por outro lado, o seu quarto vai continuar a ser… no seu quarto.

Office entre almofadas?

Evite ao máximo trabalhar na cama. Parece-lhe excelente estar com as costas encostadas a três almofadas enquanto envia um email? Não estaremos a romantizar demasiado esta ideia? Ao fazer as tarefas na cama, o seu cérebro começa a associá-la a compromissos e a stress, em vez de aos conceitos de relaxamento, bem-estar e conforto. Não leve a impressora para o quarto, nem os cobertores para a sala. Tudo tem um sítio próprio, principalmente quando está a trabalhar em casa.

 

Hora para entrar! Hora para sair!

Organize-se! Podemos achar que temos bastante tempo, mas se ficarmos a procrastinar não o vamos conseguir rentabilizar como queremos. Vai deixar acumular as tarefas até já não ter o tempo necessário para as fazer. Desligue a televisão e não passe demasiado tempo nas redes sociais. Defina um horário de trabalho. A médio e a longo prazo, quando todos os seus projetos estiverem a ser entregues a tempo, vai ver que esta estratégia é muito útil. Trabalhar em casa requer alguma autodisciplina!

 

Mantenha os ecrãs longe do colchão

Trabalhar até tarde pode fazer com que durma mal e, por sua vez, se sinta cansado e com falta de motivação. Para evitar isso é importante que não leve ecrãs para a cama com a desculpa de que só vai acabar uns relatórios ou programar as tarefas do dia seguinte. A luz azul, emitida por smartphones, tablets e computadores, é responsável pela redução na produção de malatonina, a hormona do sono. Sabe quem é que vai sair prejudicado? Exatamente… a sua noite de sono.

Vai um coffe break?

Faça pausas para aumentar a produtividade. Todos nós precisamos de parar para aliviar os pensamentos e respirar fundo. Tome um café, dê um miminho ao gato ou aproveite para ir à varanda ou ao jardim absorver o sol da primavera. Também pode usar o seu intervalo para estender roupa ou para demonstrações de amor espontâneo com o seu marido ou namorada. E, agora, a cereja no topo do bolo: visite o seu quarto depois de almoço para uma sesta rápida no seu colchão. Não lhe está mesmo a apetecer?

Filho, a mãe gosta muito de ti, mas…

Pois… Sabemos que é muito complicado trabalhar com crianças por perto. Se já nos invadem a cama nas primeiras horas do dia, para pedirem atenção, não vai ser diferente com o seu local de trabalho. Tenha uma conversa franca com ele e tente estabelecer alguns limites. Se para o seu vizinho estar em casa é sinónimo de ouvir música bem alto, tenha o mesmo tipo de diálogo. As crianças, por vezes, conseguem ser muito compreensivas.

Durma bem!

Dormir é fundamental para recuperar dos dias agitados. Já muito dissemos sobre o local de trabalho agora que está a trabalhar em casa, mas não se descuide no que toca ao seu quarto. Recuperar do stress quotidiano e manter bons índices de bem-estar e energia são tópicos essenciais para a boa produtividade. Respeite também algumas regras:

  • Tente deitar-se e levantar-se à mesma hora;
  • Privilegie o conforto do quarto;
  • Prefira não ter tvs ou utilizar gagets neste espaço;
  • Não faça refeições pesadas antes de dormir.

 

Reunidas as boas condições para ser produtivo e para conseguir relaxar no mesmo espaço, neste caso a sua casa, resta-nos apenas dizer: Bom trabalho e bom descanso!

Deixe o seu comentário!