Tem um dia importante? Saiba como dormir bem na noite anterior

2021-11-19

Tem um dia importante? Saiba como dormir bem na noite anterior

Na noite anterior a um evento importante, costuma pensar em todas as coisas que podem correr mal, entrando numa espiral de insónia e stress? Ir para a cama preocupado com os possíveis desfechos de uma situação, pode tirar-lhe o sono e fazê-lo andar às voltas na cama. Esse tipo de experiência chama-se ansiedade antecipatória e em alguns casos pode tornar-se muito recorrente.

 

O que é ansiedade antecipatória?

Tal como o nome indica, a ansiedade antecipatória acontece quando sentimentos de medo ou entusiasmo se manifestam antes de algum evento.

Ocorre antes de situações de alta pressão como uma entrevista de emprego, por exemplo, mas também pode acontecer antes de eventos positivos, como um casamento. No fundo, é a sensação de falta de controlo sob uma situação que lhe causa essa preocupação.

Se já passou por esta situação e pretende evitá-la no futuro, saiba algumas dicas de como prevenir a ansiedade e como dormir bem na noite anterior.   

 

Durma com um edredom pesado

Está comprovado que dormir com edredons pesados não só reduz a insónia como também reduz a ansiedade ao longo do dia e aumenta os níveis de atividade. Ainda que os cientistas não tenham uma razão exata, acredita-se que os efeitos do peso de um edredão sejam semelhantes aos de ser tratado por alguém.

 

Relaxe e medite

Exercícios de respiração e alguns minutos de meditação podem ser suficientes para acalmar a mente.

 

Escreva num papel

Uma boa forma de interromper os pensamentos intrusivos é escrevê-los num papel. Pode dividi-los por coisas que são realistas e que não o são. Para os medos realistas, pode escrever um plano de ação para os resolver. Elaborar um plano é conhecido por ajudar a reduzir o stress e a ansiedade.

 

Fale com alguém

Seja com um profissional de saúde ou com um amigo, verbalizar os problemas pode muitas vezes ajudar a reduzir a ansiedade que sente. É importante que escolha alguém que não vá criticá-lo ou minimizar os seus problemas, pois poderá surtir o efeito contrário.

 

Faça uma atividade relaxante antes de dormir

O cérebro responde muito bem a rotinas. Crie o hábito de ter um ritual de noite para que o cérebro associe à hora de dormir. Pode ser yoga, um banho quente ou ler um livro. O importante é manter-se longe de dispositivos eletrónicos que imitem luz azul e que prejudica a produção de melatonina, a “hormona do sono”.

Deixe o seu comentário!