2020-04-23
As alterações da rotina, as preocupações com a circunstância e o distanciamento familiar são alguns dos tópicos que contribuem, nesta altura, para a nossa instabilidade emocional. Conheça alguns truques que o farão ter aquela noite de sono na quarentena completamente revigorante!
…não dá saúde, nem faz crescer. Adaptamos a nosso bel-prazer este ditado popular para lhe dizer o seguinte: Se continuar a acordar cedo, deve deitar-se cedo. Pode ser um daqueles clichês saídos da boca de uma avó, mas acredite que dormir as horas suficientes vai ter influência no seu rendimento.
Parece-lhe boa ideia, não parece? O sol a bater na janela, a cabeça na almofada… Hum… Tão bom! Mas não exagere, basta quinze minutos para se sentir novamente cheio de energia.
Para quem está a trabalhar em casa, é mais fácil passar mais tempo no “escritório”. Os grupos de whatsapp estão abertos, não temos de nos preocupar com trânsito, nem de sair a horas para ir ao ginásio. Certo! Mas é importante desligar-se, para que possa abrandar o ritmo de modo a estar relaxado na hora de se ir deitar. A qualidade do seu sono na quarentena depende muito disto!
Praticar exercício pode fazer com que durma melhor. Como? Reduz os índices de stress e mantém o equilíbrio emocional. Para além disso, o seu sono na quarentena vai beneficiar do relaxamento muscular e do cansaço provocado pelos seus treinos. Acredite que depois de vinte minutos de flexões, abdominais ou pilates só vai conseguir pensar na almofada.
Parece que andamos todos a comer mais, mas será que estamos a comer melhor? É ótimo experimentar as receitas que partilham connosco ou ser mais criativo na cozinha, mas adormecer com a barriga demasiado cheia não é recomendável e o açúcar é um estimulante que lhe vai perturbar o seu sono na quarentena. E se lhe dissermos que alguns alimentos o podem ajudar a dormir melhor?
Já o dissemos muitas vezes neste blog ao longo de vários artigos, porque a qualidade do seu sono é importante para nós, neste caso o seu sono na quarentena. Os ecrãs dos smartphones, tablets e computadores emitem uma luz azul que o cérebro processa como luz solar. Isto vai fazer com que não produza melatonina (a hormona do sono) e possa ter insónias, por exemplo. Uma recomendação: troque os ecrãs por livros ou podcasts. Se quiser, até lhe podemos recomendar alguns.
Por isso, já sabe. Siga as nossas recomendações e acorde com energia e cheio de vontade de dizer “Bom dia” a toda a gente. Se bem que, em tempos de quarentena, é melhor mandar mensagens. PS: Abuse dos emojis.