Sono na quarentena: durma com qualidade!

2020-04-23

Sono na quarentena: durma com qualidade!

As alterações da rotina, as preocupações com a circunstância e o distanciamento familiar são alguns dos tópicos que contribuem, nesta altura, para a nossa instabilidade emocional. Conheça alguns truques que o farão ter aquela noite de sono na quarentena completamente revigorante!

 

Deitar tarde e cedo erguer…

…não dá saúde, nem faz crescer. Adaptamos a nosso bel-prazer este ditado popular para lhe dizer o seguinte: Se continuar a acordar cedo, deve deitar-se cedo. Pode ser um daqueles clichês saídos da boca de uma avó, mas acredite que dormir as horas suficientes vai ter influência no seu rendimento.

 

E que tal uma sesta?

Parece-lhe boa ideia, não parece? O sol a bater na janela, a cabeça na almofada… Hum… Tão bom! Mas não exagere, basta quinze minutos para se sentir novamente cheio de energia.

 

Defina o horário de trabalho!

Para quem está a trabalhar em casa, é mais fácil passar mais tempo no “escritório”. Os grupos de whatsapp estão abertos, não temos de nos preocupar com trânsito, nem de sair a horas para ir ao ginásio. Certo! Mas é importante desligar-se, para que possa abrandar o ritmo de modo a estar relaxado na hora de se ir deitar. A qualidade do seu sono na quarentena depende muito disto!

 

1… 2… 3… E vai acima!

Praticar exercício pode fazer com que durma melhor. Como? Reduz os índices de stress e mantém o equilíbrio emocional. Para além disso, o seu sono na quarentena vai beneficiar do relaxamento muscular e do cansaço provocado pelos seus treinos. Acredite que depois de vinte minutos de flexões, abdominais ou pilates só vai conseguir pensar na almofada.

 

O que é o jantar?

Parece que andamos todos a comer mais, mas será que estamos a comer melhor? É ótimo experimentar as receitas que partilham connosco ou ser mais criativo na cozinha, mas adormecer com a barriga demasiado cheia não é recomendável e o açúcar é um estimulante que lhe vai perturbar o seu sono na quarentena. E se lhe dissermos que alguns alimentos o podem ajudar a dormir melhor?

 

  • O iogurte natural, porque o cálcio auxilia na produção de melatonina;
  • O mel, que contribui para uma maior sensação de relaxamento;
  • O chá de camomila, conhecido por ser um calmante natural;
  • O chocolate amargo, que, para além de ser delicioso, produz serotonina que lhe relaxa o corpo.

 

Adeus, ecrãs!

Já o dissemos muitas vezes neste blog ao longo de vários artigos, porque a qualidade do seu sono é importante para nós, neste caso o seu sono na quarentena. Os ecrãs dos smartphones, tablets e computadores emitem uma luz azul que o cérebro processa como luz solar. Isto vai fazer com que não produza melatonina (a hormona do sono) e possa ter insónias, por exemplo. Uma recomendação: troque os ecrãs por livros ou podcasts. Se quiser, até lhe podemos recomendar alguns.

 

Sabe quais as vantagens de uma boa noite de sono?

 

  1. Estabilidade emocional;
  2. Maior capacidade de raciocínio;
  3. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares;
  4. Auxilia no combate à obesidade;
  5. Reduz a probabilidade de desenvolver depressão;
  6. Influencia o humor;
  7. Estimula a memória.

Por isso, já sabe. Siga as nossas recomendações e acorde com energia e cheio de vontade de dizer “Bom dia” a toda a gente. Se bem que, em tempos de quarentena, é melhor mandar mensagens. PS: Abuse dos emojis.

Deixe o seu comentário!