É saudável dormir com o seu cão?

2021-11-05

É saudável dormir com o seu cão?

É super aconchegante adormecer agarrado ao seu cão... ou com o gato a ronronar aos pés da cama, mas será o mais correto para a sua saúde? Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Animal, vamos dar-lhe a conhecer algumas vantagens e contrapartidas de levar o seu animal de companhia para a cama.

 

Adultos relaxados, crianças protegidas

A sensação de conforto gerada pela proximidade ao seu pet, até mesmo quando está a dormir, vai fazer com que se sinta mais confortável e relaxado. Este bem-estar é sem dúvida muito benéfico para pessoas com problemas de ansiedade e depressão. Para além disso, as crianças tendem a sentir-se mais protegidas quando dormem perto do seu animal de companhia.

 

Cuidado com as doenças

Os parasitas podem ser um problema muito sério. Por isso, é extremamente importante que o seu cão e gato estejam vacinados e desparasitados. Quem tem asma ou alergias também deve fazer o possível para deixar o amigo de quatro patas fora da cama. Até mesmo fora do quarto. Isto se não quiser passar a noite com espirros, comichão e a lacrimejar.

 

Noites agitadas?

Muitos cães podem roncar ou mexerem-se bastante durante a noite. Se o seu sono costuma ser leve, vai passar o tempo a acordar, em vez de ter um sono relaxado e tranquilo como deseja. Caso passe a impedi-lo de dormir consigo, ele pode sentir-se "despromovido". Uma mudança de comportamentos na relação afetiva vai fazer com que se torne mais agressivo ou tenha comportamentos de automutilação.

Não há uma resposta definitiva. A decisão de dormir, ou não, com o seu gato ou com o seu cão depende de muitas variantes. Lembre-se sempre: se optar para não o deixar subir para cima do colchão, não é por isso que gosta menos dele.

Deixe o seu comentário!