Quantas horas devemos dormir?

2021-11-10

Quantas horas devemos dormir?

Ter um sono revitalizador é fundamental para uma vida com mais qualidade. Sabe aquela sensação de acordar com energia e boa-disposição? Para essa sensação de bem-estar muito pode contribuir o número de horas que dorme. Por isso, a pergunta que fazemos é quantas horas devemos dormir, por noite? Vamos perceber que a resposta não é assim tão linear.

 

Quais os benefícios?

É importante que durma o número de horas apropriado já que as vantagens são muitas. A redução do stress, a ativação da memória, o estímulo do raciocínio e o rejuvenescimento da pele são só algumas delas.

 

Oito horas de sono: mito ou realidade?

Muitos cientistas indicam as oito horas de sono, porque, em média, a maioria das pessoas precisa de descansar entre 7 e 9 horas. Contudo, como vamos perceber, este número é bastante relativo.

 

Cada pessoa, as suas horas de sono...

É provável que as suas horas de sono estejam dentro da média. Contudo, se dorme menos horas e se sente bem quando acorda, está tudo bem consigo. Cada pessoa tem o seu relógio biológico. Em alguns casos, este relógio é mais acelerado. Isto faz com que algumas pessoas tenham uma libertação hormonal mais rápida e precisem de menos horas para recarregar energias. É por isso que o número de horas de sono é muito relativo e altamente personalizado. Há até quem só precise de dormir quatro horas por noite. No reverso da moeda, há quem precise de dormir doze horas.

 

Quais as consequências de não dormir o suficiente?

Os adultos são peritos a sacrificar horas de sono. Muitas das vezes, em prol do trabalho. Também é muito comum levarem preocupações para a cama, o que pode gerar insónias e perturbar o número de horas que dormem. Desta forma, estamos mais propícios a:

  • Doenças contagiosas
  • Problemas cardiovasculares
  • Aumento de peso
  • Menor controlo emocional
  • Envelhecimento rápido da pele

 

Procure perceber o número de horas que precisa para um descanso reparador. Depois disso, reserve o número de horas necessário e tenha uma excelente noite de sono.

Deixe o seu comentário!