Qual a melhor posição para dormir durante a gravidez?

2021-11-05

Qual a melhor posição para dormir durante a gravidez?

Dia 9 de setembro celebra-se o Dia Mundial da Grávida. E, apesar de esta ser uma fase que muitas mulheres adoram e lhes deixa saudades, também tem um lado menos bom – especialmente quando se fala na qualidade de sono. Encontrar uma posição confortável para dormir faz parte do desafio da gravidez, principalmente quando o tamanho da barriga já não permite dormir em qualquer posição.

Dormir bem durante a gravidez é extremamente importante para si e para o seu bebé. Enquanto dormimos, o nosso cérebro “organiza” os eventos diários, restaurando-se e criando memórias que, neste caso, contrariam o tão famoso “cérebro de grávida”. Além disso, é durante a noite que ocorre a regeneração dos vasos sanguíneos, de extrema importância nesta fase, uma vez que o corpo necessita de uma maior corrente sanguínea para suportar o bebé. Também ajuda a fortalecer o sistema imunitário.

Já vimos que o sono tem um papel fundamental tanto para a saúde da grávida, como para a do bebé. Mas quais são as posições que deve (ou não) adotar durante a gravidez?

 

Dormir de barriga para baixo

Se esta for a sua posição preferida para dormir, saiba que não poderá mantê-la por muito tempo. A um certo ponto da gravidez e com o aumento do tamanho da barriga, esta posição vai tonar-se desconfortável e até mesmo impossível. Tente habituar-se a dormir noutra posição logo desde o início para que a transição seja mais fácil.

 

Dormir de barriga para cima

Esta posição não é a mais recomendada pelos especialistas, principalmente se estiver no segundo e no terceiro trimestre. O motivo desta recomendação prende-se ao facto de ter o peso do útero e do bebé a fazer pressão nas costas, nos intestinos e na veia cava (a veia principal que tem como função transportar o sangue da parte inferior do corpo até ao coração). Pode originar dores de costas ou hemorroidas e interfere com a digestão e a corrente sanguínea. Contudo, é perfeitamente natural que acorde nesta posição porque existe a tendência de mudar de posição durante a noite.

 

Dormir de lado 

Dormir de lado, de preferência do lado esquerdo, é considerada a melhor posição para dormir durante a gravidez pelas seguintes razões: exerce menos pressão na veia cava e por isso gera uma maior fluidez da corrente sanguínea e nutrientes para a placenta; e melhora o funcionamento dos rins, que estimula a eliminação de toxinas no corpo e menor inchaço nos pés, mãos e tornozelos.

Deixe o seu comentário!