Qual é a influência do calor no sono?

2019-09-26

Qual é a influência do calor no sono?

Quem é que nunca “sofreu” com as altas temperaturas enquanto dorme? Perante situações como andar às voltas na cama, acordar a suar ou até sair do quarto para ir apanhar ar, qual é o seu comportamento? Sem dúvida, que com temperaturas mais elevadas, as noites mal dormidas são quase uma certeza. 

 

Conheça agora as nossas táticas para combater o calor nocturno!

 

As altas temperaturas e o sono

 

Se estivermos em perfeitas condições de saúde, e com a redução do metabolismo basal durante o sono, a nossa temperatura corporal desce. Contudo, se introduzirmos na equação a variável calor, esta redução de temperatura pode não acontecer desta forma. Sendo o calor um fator externo, é bastante difícil de combater quando está muito intenso. Já para não falar das necessidades individuais e pessoais de calor e frio que diferem e provocam diferentes reações consoante o clima de temperatura em que se está a dormir. 

 

As mulheres, por exemplo, geralmente precisam de uma temperatura mais quente do que os homens. 

 

Para além das diferentes reações de pessoa para pessoa, será sempre necessário criar um ambiente com a temperatura perfeita para dormimos. Independentemente de ser homem ou mulher, é importante encontrar um equilíbrio para que isto possa acontecer. 

 

A pensar nisso, seguem algumas dicas para criar uma temperatura mais agradável e que proporcione uma boa noite de sono:

 

  • Ventilar regularmente o quarto;
  • No verão, ventilar a casa no início da manhã e uma à noite;
  • Procurar colchões respiráveis e que permitem a circulação de ar (especialmente materiais naturais, como o algodão, que equilibram rapidamente o teor de humidade do colchão).

 

Criado o ambiente, resta partilhar consigo as nossas táticas para combater as altas temperaturas durante o sono.

 

Mudar a roupa da cama

 

Esqueça usar lençóis de flanela, edredons mais densos ou cobertores em noites mais quentes. Utilize roupa de cama mais fina e opte por tecidos naturais (ex. Algodão), caso contrário a sua sensação de calor vai aumentar. No fundo, é procurar materiais que lhe transmitam a sensação de bem-estar durante a noite. 

 

Virar a almofada durante a noite

 

Apostamos que já conhece este truque, mas nunca é demais recordar. Virar a almofada é um alivio instantâneo numa noite com mais calor. É um truque realmente simples, mas acredite que faz a diferença. Até mesmo para garantir outro conforto à sua cabeça e esta não estar sempre na mesma posição.

 

Manter o corpo hidratado

 

Sabia que a água ajuda a regular a temperatura do corpo? E não é só a temperatura, repõe os minerais e hidrata o nosso organismo. Se estiver desidratado, vai sentir ainda mais as variações de temperatura em noites mais quentes. Contudo, tenha em atenção para não beber muitos líquidos antes de dormir. Se o fizer, arrisca-se a ter de se levantar várias vezes para ir ao wc.

 

Utilizar roupa mais adequada para o calor

 

Roupas para dormir de outono ou de inverno estão proibidas em noites mais quentes. Utilize roupas frescas, como tshirts e calções e larga, e sinta-se live de qualquer "peso extra" durante o sono. Sempre que chega a altura do verгo, aconselhamos a que mude a sua roupa de inverno para outra divisão.

 

Colocar ventoinhas em lugares estratégicos

 

Um dos segredos para evitar que “o calor entre dentro de casa” é colocar ventoinhas nas janelas com a hélice virada para o exterior. Evita a entrada de ar quente, ao mesmo tempo que refresca o ar da sua casa. Outra das táticas que pode utilizar é colocar em frente das ventoinhas, cubos de gelos. Esta é uma forma simples de conseguir baixar a temperatura do quarto.

 

Ter um colchão respirável

 

Como é o caso de colchões com tecido Stretch, um tipo de tecido elástico que favorece a respiração do colchão e que tem um comportamento Optigrade, que equilibra as condições de temperatura e humidade do corpo favorecendo um descanso higiénico e saudável.

 

Estes colchões foram desenvolvidos especificamente para controlar a temperatura corporal e garantir um descanso mais refrescante.

 

Depois de tudo isto, já ficou preparado para enfrentar as altas temperaturas durante a noite? Esperemos que o tenhamos ajudado e que na próxima noite de calor, comece a colocar as ventoinhas com cubos de gelo à frente por tudo que é sítio em sua casa!

 

Deixe o seu comentário!