Pronto para as limpezas de Primavera?

2019-03-22

Pronto para as limpezas de Primavera?

Com o bom tempo da Primavera é altura de abrir janelas e deixar a casa respirar ar fresco pela primeira vez em vários meses. Esta é também a época ideal para fazer uma limpeza mais profunda à sua habitação: os dias mais solarengos deixam à vista o pó e sujidade que se foi acumulando ao longo do ano nos cantos mais escondidos, e o bom tempo faz com que seja mais fácil lavar, secar e arejar o que for necessário.

Ao início pode parecer um desafio monumental limpar e organizar toda a casa, mas com um pouco de planeamento e paciência vai ver que não é um trabalho tão penoso. Comece por fazer um plano de todas as tarefas que precisa de realizar. Tome especial atenção às coisas que passam despercebidas durante as limpezas mais superficiais — janelas, carpetes, cortinados, sofás, candeeiros, entre outros.

Divida as tarefas por categorias (como roupa, livros ou eletrodomésticos) e não necessariamente por espaços — desta forma garante que não vai estar sempre a arrumar e limpar um espaço apenas para estar a desarrumar e sujar outro.

Durante a arrumação divida as suas coisas em quatro grupos diferentes — lixo, coisas que já não usa para doar ou vender, coisas que usa raramente para armazenar, e coisas que usa diariamente para guardar. Por vezes pode ser difícil livrar-se de roupa ou objetos com os quais tem uma ligação emocional, mas lembre-se que são essas memórias e não os objetos em si que são importantes. Se passou o ano inteiro sem o utilizar, o melhor mesmo é encontrar alguém que tenha utilidade para ele.

Vá tratando das categorias que delineou ao longo de uma ou duas semanas para não se sentir sobrecarregado. Demore o tempo que for necessário e se for possível encontre alguém para o ajudar: até os mais pequenos podem tratar das tarefas mais fáceis e ajudam-no a passar o tempo entretido!

Esta é também a altura de realizar as tarefas de manutenção que costuma dispensar por levarem demasiado tempo ou por darem demasiado trabalho. Encere o seu chão de madeira, limpe e faça a manutenção dos eletrodomésticos, mude a disposição da sua mobília e renove um pouco a decoração de sua casa. No fim vai sentir que está a morar num sítio completamente diferente.

Arregasse as mangas, ponha a sua música favorita a tocar e nem vai dar pelo tempo a passar! A satisfação de no fim ter um espaço renovado vai compensar todo o esforço que realizar.

Deixe o seu comentário!