Posição correta para dormir: à procura das noites perfeitas

2020-02-11

Posição correta para dormir: à procura das noites perfeitas

A postura corporal que assume durante o sono é determinante para para o seu bem-estar e tem uma influência direta na sua saúde. Ao longo deste artigo vamos abordar as consequências das posições de sono incorretas e dar alguns conselhos para que possa ter as noites com que sempre sonhou.

A evitar: De barriga para baixo!

Esta é uma das posições menos aconselhadas. Apesar de ser bastante fácil adormecer nesta posição, exercemos demasiada pressão sobre o peito e sobre o estômago, o que faz com que o corpo assuma uma respiração em esforço e pouco fluída. Por isso, já sabe: evite adormecer de barriga para baixo, porque, para além das consequências para a respiração, é uma posição muito suscetível ao aparecimento de torcicolos.

Pense duas vezes: De barriga para cima!

Costuma adormecer nesta posição? Apesar de ser uma posição de sono comum, traz ainda algumas consequências negativas para o seu corpo. Por exemplo, se usar almofada, sabia que está a acentuar a curvatura da nuca? Mesmo que não use, esta postura favorece a apneia de sono, porque a língua desliza para trás, o que dificulta a passagem de ar.

Dormir mal pode ser um verdadeiro pesadelo e ter um impacto muito negativo no quotidiano, mesmo sem que nos apercebamos. Acordar com uma sensação de bem-estar pode ser determinante para um despertar tranquilo e para isso muito pode contribuir a forma como o nosso corpo se comporta. Então, qual é a posição correta para dormir?

Se deseja que o seu descanso aconteça da forma mais tranquila possível e sem prejudicar o bom funcionamento do seu corpo, deve assumir uma posição lateral, com as pernas ligeiramente fletidas. Esta postura, popularmente conhecida por posição fetal, faz com que a sua coluna mantenha a sua curvatura natural e fique totalmente apoiada. Assim, evita dores, lesões e contraturas. Um pequeno truque para que possa desfrutar ainda mais desta posição: coloque uma almofada entre as pernas. Para além do conforto de dormir com duas almofadas, a circulação sanguínea é mais fluída. Esta posição é totalmente recomendada para quem sofre de insónias e apneia de sono.

Altamente recomendada para grávidas

No que toca ao sono na gravidez, a posição correta para dormir continua a ser a lateral com os benefícios no bem-estar do feto, uma vez que retira pressão ao fluxo gástrico.

Tenha bons sonhos!

Uma boa noite de sono, com uma boa postura e num colchão adequado pode ser a equação perfeita para uma melhor qualidade de vida. Se já dorme na posição correta, continue com essa boa prática. Se ainda não o faz, experimente. Vai sentir-se bem logo nas primeiras manhãs.

Lembre-se que dormir bem não é dormir muito, é dormir com qualidade.

Deixe o seu comentário!