Porque é que o outono é a melhor estação para dormir?

2021-11-05

Porque é que o outono é a melhor estação para dormir?

Será que, do nada, a sua cama ficou mais confortável? Ou estaremos todos a ficar mais sonolentos? Por que razão é que dormir sabe cada vez melhor? Se são estas as perguntas com que se tem debatido ultimamente (ou se só agora é que se apercebeu disso), está a ler o artigo certo.

Existem vários motivos que explicam o porquê de a sua cama estar mais convidativa do que o normal, mas todos se traduzem num fenómeno muito simples: o outono. Neste artigo, contamos-lhe os motivos que fazem desta a melhor estação para dormir:

 

Frio? Nem mais, nem menos

O outono tem a temperatura perfeita. Os dias já não são demasiado quentes como no verão, nem as noites estão extremamente frias como no inverno. É possível dormir de janela aberta e deixar que o ar circule e refresque o seu quarto, enquanto se cobre com uma manta, e desfruta do calor da cama à temperatura ideal.

 

As noites estão mais longas

A claridade e o calor do final do dia de verão eram grandes motivadores de noitadas e serões fora de horas. Mas, no outono, os dias escurecem mais cedo, tornando irresistível a vontade de se aconchegar na cama. Tire partido das horas noturnas extra para descansar e repor energias.

 

É confortável

Dias frios pedem uma mantinha e uma chávena de chá para nos aquecer o corpo e a alma. É também um ótimo ritual antes de dormir, uma vez que relaxa o corpo e o prepara para uma boa noite de sono. A somar a esta prática, pode também adicionar um banho quente com óleos essenciais (como o de Lavanda), beber chás descafeinados, ler um livro ou meditar. O importante é manter-se afastado dos aparelhos eletrónicos que imitem a luz azul que nos impede de produzir melatonina (a hormona do “sono”).

 

Adeus, alergias

Para aqueles que estão desde o início da primavera até aos últimos dias de verão a anti-histamínicos, é um alívio. O outono assume o papel de apaziguador na circulação de pólen e poeira no ar, tornando-o mais limpo. Isso significa que poderá respirar melhor e, consequentemente, dormir melhor.

Deixe o seu comentário!