Porque é que nos sentimos tão cansados depois da praia?

2021-07-22

Porque é que nos sentimos tão cansados depois da praia?

Está de férias e pode finalmente relaxar a apanhar banhos de sol enquanto sente a brisa do mar. No entanto, fica tão exausto ao fim de um dia de praia que só pensa em chegar a casa, tomar um duche e dormir. Já é do conhecimento de todos que a praia deixa as pessoas cansadas, mas sabe qual é o motivo desse fenómeno?

De acordo com a National Sleep Foundation, uma instituição norte-americana dedicada ao estudo do sono, tudo se deve à exposição solar. Em seguida, listamos os efeitos que este fator causa no organismo que justificam a falta de energia que sente sempre que faz o caminho da praia para casa.

O primeiro efeito é a compensação do aumento de temperatura que o corpo faz naturalmente, chamada termorregulação corporal, que consiste num conjunto de mecanismos que permitem manter a temperatura do corpo humano constante, entre os 36,5ºC e os 37ºC. Ora, quando nos expomos diretamente ao sol, o nosso organismo tem de fazer um esforço extra para manter essa mesma temperatura, provocando cansaço e deixando-nos com mais sono. 

Outro é a desidratação, diretamente relacionada com a transpiração, que é provocada pela termorregulação corporal e pelo calor.

Por último, a penetração dos raios ultravioleta na pele, que não só contribuem para o cansaço como também para o aparecimento de queimaduras, manchas e rugas. Para evitar que isto aconteça, deve evitar as horas de maior exposição solar, manter-se hidratado e usar sempre protetor solar.

Deixe o seu comentário!