Pandemia: Estamos a sonhar mais?

2020-05-22

Pandemia: Estamos a sonhar mais?

Recentemente, sonhou que tinha regressado ao local de trabalho, mas nada estava como dantes? Ou que estava sozinho e com imensa dificuldade em respirar? São frequentes, nesta altura, os sonhos sobre trabalho ou circunstâncias pandémicas, visto que estes temas estão no topo das nossas preocupações.

 

Sonhos mais comuns!

Entre os relatos mais frequentes encontra-se o de estar a fazer uma apresentação pública e, de repente, ficar completamente nu. Sonhar com desconhecidos a espirrar para cima de comida também é bastante habitual. Para além disso, ter os nossos medos a invadir os nossos sonhos também é muito vulgar. Por isso, se sonhou com insetos, cobras ou alturas, lembre-se: já passou, é normal ter este tipo de sonhos durante a pandemia!

 

Porque sonhamos mais?

Vivemos num estado de incerteza. Quando vamos conseguir a cura para o vírus? O que vai acontecer com o meu posto de trabalho? Quando vou poder abraçar quem mais gosto? Estas dúvidas que temos em relação ao futuro podem gerar estados de ansiedade muito acentuados e levar-nos a situações emocionais delicadas, o que contribui para o aumento dos sonhos durante a pandemia. Tente relaxar. Quer saber como melhorar a sua qualidade de sono neste período? Espreite este artigo.

 

Tanta gente, os mesmos sonhos?

É normal que o seu vizinho possa ter sonhos parecidos com os seus. Pela falta de novas rotinas e devido ao confinamento prolongado, acredita-se que os sonhos durante a pandemia de muitas pessoas sejam sobre a própria. Já sonhou com isto? Pois, é bastante provável!

 

Estamos a sonhar diferente?

Se a pergunta for: Os sonhos durante a pandemia são diferentes daqueles que tínhamos anteriormente? Para vários cientistas a resposta é evidente. Estamos, sim! Têm cores mais fortes, são mais bizarros e são facilmente mais memoráveis. Podemos estar a acordar mais vezes durante a noite, o que facilita ao cérebro a capacidade de guardar informação sobre o conteúdo dos nossos sonhos.

 

Jogou à bola com o Ronaldo?

Foi almoçar com a Cristina Ferreira? Deu aquele beijinho repenicado ao Marcelo? Mas depois acordou, certo? Para além dos sonhos relacionados com o Covid-19, o nosso cérebro está algo desorganizado. Por isso, é recorrente que algumas figuras públicas lhe invadam os sonhos. Aproveite para pedir autógrafos!

 

Podem ser terapêuticos!

Pode acordar confuso e a tentar reconstituir, passo a passo, aquilo com que acabou de sonhar, mas os sonhos durante a pandemia, por serem muito emocionais, podem ajudar a lidar com várias situações. Sabia que os sonhos permitem superar memórias mais dramáticas na segurança do nosso subconsciente?

 

Sim, estamos a sonhar mais, mas não se deixe perturbar por isso. Partilhe-os com quem lhe é próximo, tente perceber o que significam e lembre-se de que alguns são só um conjunto desorganizado de muitas coisas. Ainda assim, sabe aqueles sonhos que nos fazem acordar com uma boa disposição incrível? Guarde esses na memória para sempre!

 

Deixe o seu comentário!