Os melhores alimentos para comer antes de dormir

2021-11-03

Os melhores alimentos para comer antes de dormir

Já lhe aconteceu ficar com apetite antes de dormir e andar a rondar o frigorífico à procura de alguma coisa para comer? Essa fome pode ser resultado de uma refeição ao jantar mais pobre ou um mecanismo natural contra os sinais de stress e ansiedade do dia-a-dia.

Ir para a cama com essa sensação nunca é uma boa ideia, e se o seu corpo lhe diz que precisa de comida, o melhor é ouvi-lo. Além disso, existem estudos que indicam que comer determinados alimentos à noite beneficiam a saúde e a recuperação muscular após o exercício físico.

Procure escolher snacks que contenham triptofano (um aminoácido essencial, que o nosso organismo não consegue produzir, sendo, por isso, necessário obtê-lo a partir da alimentação) e magnésio (um mineral essencial que ajuda a regular a função nervosa, aliviar dores musculares, prevenir a osteoporose, aliviar a azia e controlar os níveis de açúcar no sangue). Tanto o triptofano como o magnésio, ajudam a regular a melatonina, a “hormona do sono”, essencial para um sono com mais qualidade e mais profundo.

Nesse sentido, fizemos uma lista de boas opções de alimentos para comer antes de dormir:

 

Cerejas

As cerejas, além de um fruto muito saboroso, são uma fonte natural de melatonina. Há estudos que comprovam que comer cerejas ajuda a dormir mais tempo e melhor. Se optar por esta fruta como aliado contra a fome à noite, escolha a cereja da qualidade Montmorency.

 

Bananas

Os desportistas adoram-nas por serem ricas em magnésio. Mas esta fruta também é ótima por produzir melatonina. Além disso, são uma fonte de carbohidratos, ajudando a saciar a fome sem nenhum esforço de preparação.

 

Nozes

As nozes são conhecidas por serem ricas em gorduras saudáveis, mas elas também são ricas em triptofano que, tal como referimos antes, é um aminoácido que o nosso organismo só consegue obter a partir da alimentação.

 

Amêndoas

Têm níveis muito altos de magnésio na sua constituição, tornando-se por isso outra opção saudável e nutritiva para os lanches noturnos, aliando aos benefícios que proporciona na qualidade do sono. A nossa sugestão para um momento mais guloso é que junte a banana com manteiga de amêndoa. :P

 

Perú

Lembra-se daquela sesta que fez depois do almoço de Natal? Provavelmente a causa de todo esse sono foi o perú. Considerado um dos melhores alimentos para comer antes de dormir, o perú é uma das fontes mais ricas em triptofano.

 

Leite

Um clássico da nossa infância que tinha que constar nesta lista. Com triptofano e cálcio na sua composição, o leite ajuda-nos a dormir melhor e mais profundamente. Se só bebe leite vegetal, tente optar por uma alternativa com alto teor de cálcio para obter efeitos semelhantes.

Deixe o seu comentário!