Os benefícios de uma história antes de adormecer

2019-05-09

Os benefícios de uma história antes de adormecer

 

 

 

Hoje em dia parece que não há outra maneira para as crianças aprenderem, descobrirem ou simplesmente se entreterem do que ficarem coladas a uma televisão. Mas os especialistas em pediatria lembram-nos que para conseguir tudo isso há algo melhor e sem os efeitos negativos dos aparelhos eletrónicos: os livros.

Quando as crianças lêem elas aprendem sobre o mundo, sobre si mesmas, satisfazem as suas curiosidades e descobrem o prazer da imaginação e fantasia. E tudo isto sem terem que se preocupar com nenhum dos problemas que podem levar ao uso excessivo de telemóveis, tablets ou televisões.

De acordo com os vários estudos especializados, a exposição excessiva à televisão ou a qualquer dispositivo eletrónico leva à criação de um défice de atenção nas crianças. Mesmo que o façam com alguma frequência, deixar que os nossos filhos adormeçam a ver televisão não é terapêutico muito menos o recomendado.

Falamos de educação, pedagogia e, acima de tudo, da saúde das crianças. Por isso mesmo, enquanto pais devemos contrariar o cansaço do final do dia e, incutir aos nossos filhos, boas práticas de leitura que os levem até ao sono. É essa leitura que vai fazer aumentar o fluxo de sangue para o cérebro e que vai também proporcionar às crianças uma calma muito gratificante, apropriada àquele momento do dia.

Nada é mais terapêutico e reconfortante do que fazer com que uma criança adormeça a ler um livro, tal qual como a experiência de ouvir, que é fundamental para o seu domínio de leitura. Além disso, quando lemos para os nossos filhos levamo-los para um outro universo, de fantasia e aventura, onde o seu cérebro encontra a calma e o convite para sonhar feliz. Esta é uma leitura descontraída que cria um vínculo afetivo entre mães, pais e filhos.

Tudo isto é especialmente importante quando as crianças se deitam. Na Molaflex, onde estamos comprometidos em promover hábitos de descanso desde a infância, queremos estimular o recurso à leitura. Assim, dia 11 de maio iremos estar em Matosinhos a contar um conto, com o objetivo de estimular a paixão pelos livros nas crianças.

Deixe o seu comentário!