Os benefícios da música no sono

2021-11-12

Os benefícios da música no sono

Sabemos que não existe nada mais frustrante do que ficar horas a fio na cama a tentar adormecer e não conseguir. Se tem também essa dificuldade, está a ler o artigo certo.
Hoje falamos-lhe de um método para adormecer que vai ser música para os seus ouvidos, literalmente.

A música afeta o nosso cérebro de múltiplas maneiras, provocando alterações químicas e hormonais no nosso corpo. Aumenta os níveis de serotonina, “a molécula da felicidade”, causando a sensação de bem-estar. Promove a interação entre os dois lados do cérebro, ampliando a nossa capacidade para resolver problemas, uma vez que o lado esquerdo do cérebro (criativo) está a funcionar ao mesmo tempo que o lado direito (lógico). E consegue, ainda, ativar o hipocampo, responsável por armazenar as memórias de longa data. Sabe aquela sensação de ouvir uma música e lhe trazer uma certa nostalgia de algum momento da vida? É assim que a música atua no nosso armazenador de memórias.

Em grande parte, a música tem efeitos muito positivos. Contudo, nem todo o tipo de música é adequado para ouvir antes de dormir. O nosso corpo tende a imitar a batida da música, portanto, é recomendado que se ouça músicas com batidas lentas. Além disso, não deve ultrapassar os 85 decibéis, pois corre o risco de estar a prejudicar a sua saúde auditiva. Crie uma playlist ou escolha um álbum que o deixe relaxado e deixe que a música faça a sua magia.

 

É relaxante

A música pode mudar a disposição de uma pessoa. É natural escolher músicas mais alegres e ritmadas quando fazemos tarefas que exigem maior atividade, assim como escolhemos músicas mais pausadas quando queremos desacelerar e ficar mais relaxados.

 

Adormeça mais rápido, durma melhor

Assim que ficamos mais relaxados, a tendência é cairmos no sono mais facilmente. Além disso, a noite é também mais tranquila. Ouça música antes de dormir e acorde com a sensação de estar completamente revigorado.

 

Alquimia da música

Pessoas que sofrem de depressão revelam níveis baixos de serotonina. Se a música aumenta os níveis de serotonina no nosso cérebro, o químico que nos traz felicidade, então porque não ouvir música mais vezes? É muito melhor adormecer, e até estar acordado, com boa música.

Deixe o seu comentário!