O Sexo influencia a qualidade do sono?

2020-05-29

O Sexo influencia a qualidade do sono?

Quando pensa na sua cama, surgem-lhe, provavelmente, dois cenários: o prazer de uma boa noite de sono para estarmos preparados para os desafios do dia seguinte e aqueles momentos íntimos que vive com quem quer. Falar de sexo é, portanto, tão natural como o fazer. Agora, sabia que o sexo e o sono podem ter uma relação mais direta do que aquela que pensava?

 

Sexo e… Boa noite!

Se alguém adormecer depois de ter sexo consigo, leve como um elogio. As relações sexuais reduzem o cortisol no organismo, que é a hormona relacionada com o stress. Para além disso, o orgasmo aumenta os índices de prolactina, hormona responsável pela sensação de fadiga, fazendo com que o seu corpo relaxe. Alguém já adormeceu? Aproveite para descansar também!

 

Boa noite e… sexo!

A relação entre sexo e o sono também funciona de forma inversa. Dormiu mal? Vai ficar stressado e o seu corpo não vai produzir estrogénio ou testosterona. Dormiu bem? Acordou cheio de energia? Sendo assim, talvez seja uma boa altura para adiar o pequeno-almoço, dizendo-o de uma maneira muito subtil.

 

Pós-orgasmo!

É tranquilo, de uma forma geral, mas com consequências diferentes em homens e mulheres. As mulheres veem o seu sono REM melhorado e os homens têm noites mais revigorantes.

 

Estou sozinha… e agora?

A falta de um parceiro não tem que ser desculpa para não usufruir desta boa relação entre o sexo e o sono. Então e a masturbação? Exatamente! Também resulta e pode ser ótima para acabar com as insónias.

 

A idade conta?

Variando de pessoa para pessoa, com o avançar da idade, o sexo e o sono passam a andar ainda mais de mãos dadas, segundo alguns especialistas. Uma vida sexual ativa e boas rotinas de sono podem ser o segredo para umas bodas de ouro muito felizes.

 

Outras vantagens do sexo:

  • reforço cardiovascular;
  • aumento da autoestima;
  • queima calorias;
  • reforça as defesas;
  • reforça a musculatura.

 

Não defendemos a ideia conservadora de que só é bom na cama e à noite, mas se o sexo e o sono têm consequências positivas na sua qualidade de vida, porque é que, hoje, não vai para a cama mais cedo?

Deixe o seu comentário!