O que ter em consideração ao comprar lençóis novos?

2021-05-20

O que ter em consideração ao comprar lençóis novos?

Durante as 24h do nosso dia, um terço desse tempo passamo-lo a dormir ou, como se costuma dizer, no “vale dos lençóis'. Ter uma experiência de sono agradável, passa por escolher bons lençóis que deixem o corpo respirar, que sejam confortáveis e que tenham grande durabilidade. Neste artigo, damos-lhe alguns conselhos de aspectos a considerar na hora de escolher a sua roupa de cama.

1. Material / Textura

O primeiro passo será descobrir qual é o material que considera mais agradável. Quando nos referimos ao material, falamos da composição do produto. Pode ser algodão, linho, seda, poliéster, bambu, etc. Um bom lençol, por norma, deve ser 100% algodão. O algodão egípcio e o Pima Cotton são considerados os de melhor qualidade porque são os mais macios e resistentes, tendo uma maior durabilidade. Enquanto que o poliéster, por ser um material artificial, tem um toque mais rígido e não é tão respirável.

2. Contagem de fios

A fineza e o número de fios com que o material foi tecido, irá afetar a qualidade do mesmo. No caso dos materiais em algodão, quanto mais elevado o número de fios e mais apertada for a tecelagem, mais fino, macio e resistente será o tecido. Considera-se que um bom tecido tem que ter 200 a 300 para percal, 300 a 600 para cetim e 80 a 120 para linho. Esta regra nem sempre se aplica, pois um lençol com um material de melhor qualidade, mesmo que tenha um menor número de fios, irá manter-se mais macio e resistirá melhor às lavagens do que um tecido de material inferior e maior quantidade de fios.

3. Quente / Frio

O algodão adapta-se a todas as estações graças à sua suavidade, conforto e leveza. Os lençóis de percal, por exemplo, são mais leves e permanecem mais frios durante a noite. Enquanto que o linho, que é uma ótima fibra natural, também se mostra uma excelente opção devido ao seu peso mais leve e respirabilidade, apesar de se enrugar mais facilmente que o algodão. Para enfrentar as noites frias do Inverno, um lençol de flanela é o ideal para se manter quente. É geralmente feito de algodão mas com a particularidade das fibras serem escovadas, tornando-se mais fofas e preservando o calor.

4. Tamanho

Muitas pessoas consideram que os tamanhos padrão a que estamos habituados — cama de solteiro, king size, queen size — são suficientes para decidir o tamanho dos lençóis. O truque é ter em consideração a altura do colchão. Deve medir a altura do colchão e acrescentar à medida do comprimento, para facilitar a escolha do tamanho do lençol. Além disso, leve sempre em consideração que poderá ocorrer algum encolhimento durante as lavagens.

5. Cor

Aqui, é importante lembrar-se que os lençóis são muitas vezes machados com suor, menstruação, snacks antes da hora de dormir ou cremes para o acne, por exemplo. Como vai precisar de remover essas manchas com produtos e métodos de limpeza mais agressivos, os lençóis de cores fortes podem não ser os mais adequados, pois podem perder a cor ou ficar manchados. Opte por lençóis brancos ou em tons mais claros, pelo menos para as fronhas das almofadas.

Com estas dicas, esperamos que a aquisição de nova roupa de cama deixe de ser uma tarefa impossível e que consiga melhorar a experiência do sono para um momento confortável e reparador.

Deixe o seu comentário!