O que são os sonhos? Como afetam o sono?

2021-02-13

O que são os sonhos? Como afetam o sono?

É frequente termos sonhos, mas são mais comuns em determinados períodos da nossa vida e podem acontecer de forma mais repetida em pessoas com determinadas características. Parece confuso? Vamos explicar tudo.

O que é o sonho?

De uma forma muito simplista, os sonhos são ideias ou imagens que surgem no pensamento durante o sono. São mais frequentes no sono REM ou fase de movimento rápido dos olhos e podem acontecer por diversas razões.

O que nos leva a sonhar?

  1. 1. Quanto menos dormimos mais sonhamos. Parece contraditório, mas dormir pouco torna algumas partes do nosso cérebro mais ativas e isso aumenta a predisposição para sonhar;
  2. 2. Situações de depressão ou ansiedade podem levar a sonhar mais intensos ou até pesadelos;
  3. 3. O aumento da produção hormonal durante a gravidez afeta a forma como o cérebro processa as emoções. Os sonhos intensos podem ser mais recorrentes neste período;
  4. 4. O nosso cérebro tem tendência para projetar cenários com base nas nossas projeções ou medos. Muitas das vezes, os piores cenários. É uma forma de nos preparar e manter alerta.
  5. 5. A consolidação de memórias por parte do cérebro é uma razão que nos pode levar a sonhar.

Os sonhos não mudam a estrutura do sono

Independentemente de termos sonhos felizes ou mais perturbadores, eles não alteram significativamente a estrutura as fases do sono, a duração das mesmas ou no número de vezes que acordamos. Apesar disso, quando acordamos de um pesadelo é mais difícil para o corpo alternar entre os diferentes estágios do sono, o que pode aumentar os sintomas de fadiga.

Bom sono, bons sonhos?

Os especialistas acreditam que pode existir uma relação entre dormir bem e ter sonhos mais positivos. O que se sabe é que pessoas que, por exemplo, têm insónias têm mais tendência para sonhos com emoções negativas.

Deixe o seu comentário!