O que é o Método Montessori?

2019-08-23

O que é o Método Montessori?

Atualmente, é cada vez mais comum os pais procuram estimular o desenvolvimento cognitivo dos seus filhos desde tenra idade. Procuram metodologias, soluções e até programas educativos para esse mesmo efeito. O Método Montessori tem-se destacado nesta vertente, sendo a favorito de muitos pais. E porquê? É isso que vamos descobrir neste artigo.

O que é o Método Montessori?

O Método Montessori pressupõe a criação de um ambiente adequado, produtivo e educativo para o desenvolvimento das crianças. Desenvolvido pela médica e pedagoga italiana, Maria Montessori, pretende incutir o espírito de liberdade de movimentos e aprendizagem através das experiências de forma espontânea, criativa e saudável! Por norma, esta filosofia aplica-se aos quartos dos mais pequenos. Estes são idealizados, decorados e estruturados de acordo com a ótica das crianças e não dos adultos.

Como criar um ambiente Montessori

O ambiente Montessori carateriza-se por proporcionar às crianças um espaço agradável, simples e verdadeiro. A criança deve sentir que tem total liberdade de movimentos para aprender e escolher as suas tarefas. 

Se decidir criar um ambiente Montessoriano em sua casa, saiba que os quartos devem seguir determinados princípios. No entanto, a principal preocupação deve ser garantir a existência de um elemento específico por área de aprendizagem.

Idealizar e estruturar um Quarto Montessoriano

Como já referimos, o Método Montessori foca especialmente na exploração de um novo mundo e no desenvolvimento das habilidades cognitivas básicas em diversas áreas (e tudo isto, sem saírem do seu quarto). Assim, o Quarto Montessoriano deve guiar-se pelos seguintes princípios:

  • Ambiente calmo e ordenado;
  • Decoração harmoniosa;
  • Total liberdade de movimentos para andar, mexer ou tocar;
  • Desafios adaptados à idade;
  • Facilitar e promover o interesse nos diversos desafios que estão presentes no quarto;
  • Conforto e segurança.

Criado o ambiente e definidos os princípios, o próximo passo é a montagem e estruturação do quarto. Durante este processo, deve identificar as áreas que o Método Montessori vai trabalhar. São elas:

A) Área de Dormir

A cama deve ser colocada chão. E porquê? Desta forma a criança tem todo o espaço para explorar e movimentar-se. Consequentemente, promove a independência e tudo sem necessitar da ajuda dos pais. Por outro lado, a cama deverá ser larga e colchão não deverá ser muito alto.

B) Área de Ação

Nesta área, é “onde tudo acontece” e a crianças são postas à prova. Aqui, devem estar disponíveis e acessíveis todo os materiais e atividades que representem desafios. Tenha em atenção que todos esses objetos devem estar colocados em prateleiras à altura da criança.

C) Área de Cuidados Pessoais

Esta é uma área que precisa de ir sendo adaptada à evolução da criança. À medida que a criança vai crescendo, vão sendo retirados aos poucos os elementos desta área. Mas numa primeira fase, quando são bebés, convém ter um espaço reservado para a troca de fraldas e roupa.

D) Área de Alimentação

Mais uma área que muda ao longo do tempo. No início, representa o local para a amamentação. Depois, passa a ser uma zona de refeições com uma pequena mesa e um banco. Por fim, estes elementos são retirados, sem perturbar a harmonia do quarto.

Resumindo, o Quarto Montessoriano deve ser um ambiente arrumado, com ordem e segurança no uso dos materiais à disposição e deve promover a clareza no pensamento e concentração para a execução das tarefas das diferentes áreas.

Quais as vantagens do Método Montessori?

  1. 1. A aprendizagem é mais eficaz e “mais” rápida;
  2. 2. A educação desenvolve-se segundo a evolução da criança;
  3. 3. Explora as determinadas áreas presentes no quarto e as suas potencialidades;
  4. 4. Permite o acesso a determinados recursos, consoante o passar da idade;
  5. 5. O Método Montessori dá toda a liberdade e estimula a educação do próprio aluno;
  6. 6. O equilíbrio em todo o quarto é o principal objetivo da filosofia do Método de Montessori.

As vantagens do Método Montessori passam então pelo crescimento das crianças. É uma ferramenta de aprendizagem, que permite viver uma pequena amostra da sociedade através das diferentes áreas que estão presentes no quarto.

Com efeito, se não conhecia este método, aconselhamos a procurar mais informação sobre o mesmo. Conhecer as diferentes decorações, os utensílios e formas utilizadas, enfim…descubra um novo mundo para os seus filhos com o Método Montessori!

Deixe o seu comentário!