Mudar de lençóis: com que frequência?

2020-05-08

Mudar de lençóis: com que frequência?

Deitar numa cama acabada de fazer com lençóis lavados e ainda a cheirar a detergente é um daqueles prazeres da vida que gritam felicidade. O conforto é tanto que até parece que vamos dormir a noite toda com um sorriso. Vamos descobrir então com que frequência deve trocá-los!

 

Porque o devemos fazer?

Os nossos lençóis e almofadas acumulam pelos, células mortas e ácaros. Na maior parte das vezes, estas impurezas não se conseguem ver, mas estão lá e são prejudiciais ao nosso bem-estar. Por isso… está na hora de mudar de lençóis!

 

Mas antes… abra a janela

Já que tirou a roupa da cama e tem o seu colchão completamente exposto, por é que não opta por abrir a janela para deixar entrar ar no quarto? Se tiver tempo e disposição, pode ser uma boa oportunidade para passar o aspirador no chão. Se quiser ir mais longe, aproveite para limpar o seu colchão. Já escrevemos sobre isso, basta espreitar este artigo. Estamos quase prontos para mudar os lençóis.

 

Ponha a máquina a dar uma ajuda

Pode ser uma verdade de la palice, mas só vai ter roupa da cama lavada, se a puser a lavar. Demasiado óbvio, certo? Recomendamos uma lavagem a 60 graus e um detergente antibacteriano. Esta recomendação é bem genérica e existem tecidos mais delicados do que outros. Opte por ver primeiro as indicações de lavagem. Onde os deve colocar a secar? Preferencialmente, ao sol.

 

De quanto em quanto tempo…

A pergunta que dá título ao artigo. Afinal, de quanto em quanto tempo é que devo mudar de lençóis para uns lavados? A maior parte dos especialistas refere que a mudança deve ser feita uma semana após terem sido trocados. Lembra-se da última vez que trocou os seus? Já está a fazer contas?

 

Ajustes às suas necessidades

Mudar de lençóis semanalmente é apenas uma recomendação tendo por base a quantidade de resíduos que se acumulam e as consequências para a saúde. Portanto, deve sempre ajustar esta estimativa às suas necessidades. Imagine que transpira muito durante a noite, o tempo de uso deve ser mais reduzido. Ou então que, por alguma razão, só dorme naquela cama durante o fim de semana. Se assim for, deixe a arejar e prolongue um pouco o tempo de uso.

 

Só não lhe dizemos como deve fazer a cama, mas esperamos que estas recomendações o tenham ajudado a perceber a importância de mudar de lençóis com alguma regularidade. E agora, não ficou cheio de vontade de se deitar numa cama acabada de fazer?

Maria Leal
2020-05-10 19:39:55
Eu gosto muito de mudar os meus lençóis todas as semanas é uma rotina que costumo manter

Deixe o seu comentário!