2020-05-08
Deitar numa cama acabada de fazer com lençóis lavados e ainda a cheirar a detergente é um daqueles prazeres da vida que gritam felicidade. O conforto é tanto que até parece que vamos dormir a noite toda com um sorriso. Vamos descobrir então com que frequência deve trocá-los!
Os nossos lençóis e almofadas acumulam pelos, células mortas e ácaros. Na maior parte das vezes, estas impurezas não se conseguem ver, mas estão lá e são prejudiciais ao nosso bem-estar. Por isso… está na hora de mudar de lençóis!
Já que tirou a roupa da cama e tem o seu colchão completamente exposto, por é que não opta por abrir a janela para deixar entrar ar no quarto? Se tiver tempo e disposição, pode ser uma boa oportunidade para passar o aspirador no chão. Se quiser ir mais longe, aproveite para limpar o seu colchão. Já escrevemos sobre isso, basta espreitar este artigo. Estamos quase prontos para mudar os lençóis.
Pode ser uma verdade de la palice, mas só vai ter roupa da cama lavada, se a puser a lavar. Demasiado óbvio, certo? Recomendamos uma lavagem a 60 graus e um detergente antibacteriano. Esta recomendação é bem genérica e existem tecidos mais delicados do que outros. Opte por ver primeiro as indicações de lavagem. Onde os deve colocar a secar? Preferencialmente, ao sol.
A pergunta que dá título ao artigo. Afinal, de quanto em quanto tempo é que devo mudar de lençóis para uns lavados? A maior parte dos especialistas refere que a mudança deve ser feita uma semana após terem sido trocados. Lembra-se da última vez que trocou os seus? Já está a fazer contas?
Mudar de lençóis semanalmente é apenas uma recomendação tendo por base a quantidade de resíduos que se acumulam e as consequências para a saúde. Portanto, deve sempre ajustar esta estimativa às suas necessidades. Imagine que transpira muito durante a noite, o tempo de uso deve ser mais reduzido. Ou então que, por alguma razão, só dorme naquela cama durante o fim de semana. Se assim for, deixe a arejar e prolongue um pouco o tempo de uso.
Só não lhe dizemos como deve fazer a cama, mas esperamos que estas recomendações o tenham ajudado a perceber a importância de mudar de lençóis com alguma regularidade. E agora, não ficou cheio de vontade de se deitar numa cama acabada de fazer?