Livros para ler este Verão

2021-06-30

Livros para ler este Verão

O último ano e meio fez-nos estar mais tempo em casa e, inevitavelmente, mais presentes no mundo digital, principalmente nas redes sociais. É tempo de fazer um detox nesta tão aguardada e merecida época balnear. De certeza que já tem tudo pronto para os melhores dias de praia, mas já escolheu os livros que lhe vão fazer companhia? Neste artigo damos-lhe algumas sugestões de novos lançamentos (e não só) para ler este Verão.

FLECHA, MATILDE CAMPILHO (2020)

Começamos esta lista com um livro de uma autora portuguesa, Matilde Campilho, que lançou recentemente o seu primeiro livro em prosa. É uma compilação de narrativas curtas, que remetem ao imaginário. Na apresentação do livro, Matilde escreveu: “uma paisagem; um objeto; uma pedra; um bicho; um fogo; um gesto; um instrumento musical; um rosto; um deus. Por vezes, essas coisas vivas e mortas misturam-se num só retrato, como acontece na vida”

DEVOÇÃO, PATTI SMITH (2020)

A autora do famoso livro “Just Kids”, lançou recentemente “Devoção”, um livro que revela o processo criativo de escrita de Patti Smith, oferecendo uma reflexão rigorosa sobre os seus processos de redação. “Por que escrevemos? De onde vêm as ideias para uma história? Como funcionam as engrenagens da inspiração e da literatura?” São algumas questões pelas quais a autora se debruça, apresentando a sua reflexão ao longo de três partes que dividem o livro. Ao longo desta viagem, que começa no sul de França, Patti Smith percorre as “ruas abstratas de Patrick Modiano” enquanto lê a biografia de Simone Weill, acabando a narrar uma visita à casa de Albert Camus, onde se depara com o manuscrito do romance inacabado do escritor, “O primeiro homem”.

A SLOW FIRE BURNING’, PAULA HAWKINS (2021)

Um dos livros mais aguardados do ano é “A Slow Burning Fire”, de Paula Hawkins. A autora de “A Rapariga no Comboio” que bateu todos os recordes de vendas, conta agora a história de um jovem que foi assassinado na sua casa flutuante, em Londres, e de Laura, que foi vista a última a abandonar a cena do crime com as roupas ensanguentadas. Apesar de, para muitos, isso indicar a prova da sua culpa, a descrição de outras personagens por Paula Hopkins vai deixar o leitor num misto de suspense, dúvida e fascínio pelos personagens até à última página. O lançamento deste thriller está previsto para dia 31 de agosto.

NO ONE IS TALKING ABOUT THIS, PATRICIA LOCKWOOD (2021)

Lançado em fevereiro deste ano, este livro de Patricia Lockwood conta a história de uma mulher que se torna viral nas redes sociais devido aos seus tweets e, enquanto viaja pelo mundo recebendo amor dos seus fãs, são-lhe enviadas duas mensagens da sua mãe anunciando uma tragédia familiar. É a partir desse momento que descobre que há muito mais para viver além da internet e questiona-se sobre o amor, a linguagem e as relações humanas nos tempos modernos.

THE VANISHING HALF, BRIT BENNETT (2020)

Um romance de Bennet que retrata a vida de duas irmãs gémeas, Desiree e Stella Vignes que, apesar de idênticas na sua fisionomia, as suas personalidades são totalmente opostas. As duas são inseparáveis durante a infância, mas após o assassinato do pai, decidem abandonar a comunidade negra onde nasceram e escolhem viver em mundos diferentes: um branco e o outro negro. Bennet explora questões como o afastamento de um indivíduo da sua família, da sua comunidade e até da sua identidade racial.

MILK FED, MELISSA BRODER (2021)

Melissa Broder, que escreveu “The Pisces” - um sucesso mundial lançado em 2018 - conta a história de Rachel, uma jovem assistente de uma agência de talento em Los Angeles, que sofre de distúrbios alimentares. Rachel sente-se atraída por Miriam, uma mulher judia ortodoxa, empregada da sua loja favorita de frozen yogurt. Milk Fed é um livro envolvente de amor, luxúria, vício e desejo materno.

OPEN WATER, CALEB AZUMAH NELSON (2021)

Após o lançamento no início deste ano, “Open Water” já conquistou os maiores críticos da especialidade. Este livro conta a história avassaladora de dois jovens negros britânicos que se apaixonam à medida que lutam para deixar a sua marca enquanto artistas numa cidade que tanto os adora, como os rejeita. É uma homenagem à arte e cultura negra, ao mesmo tempo que revela a complexidade e fragilidade do amor.

LET ME TELL YOU WHAT I MEAN – JOAN DIDION (2021)

Não é segredo que Joan Didion é uma das escritoras americanas mais notáveis do século XX. No início deste ano, lançou o seu novo livro “Let me tell you what I mean”, uma coleção de 10 ensaios escritos ao longo dos últimos 60 anos, um conjunto de registos das suas publicações nos inícios de carreira como jornalista no The Saturday Evening Post, no The New York Times e na The New Yorker. Estes ensaios incluem dissertações sobre nomes tão conhecidos como Ernest Hemingway e Martha Stewart, e os motivos que levam Didion a escrever.

KLARA AND THE SUN – KAZUO ISHIGURO (2021)

Em março deste ano, Kazuo Ishiguro, escritor distinguido com o Nobel da Literatura em 2017, lançou “Klara and the sun”. O primeiro livro de ficção científica do autor, conta-nos a história de uma amiga “artificial” que do expositor de uma loja, dá asas à sua estupenda capacidade de observação, reparando minuciosamente em cada pessoa que passa pela montra da loja, na esperança de ser comprada por alguém.  Este livro oferece ao leitor uma perspetiva muito diferente e interessante que o vão deixar a pensar no significado do amor.

THE OTHER BLACK GIRL, ZAKIYA DALILA HARRIS (2021)

Em “The Other Black Girl” de Zakiya Dalila Harris, a assistente editorial de 26 anos, Nella Rogers, sente-se frustrada por ser a única funcionária negra na Wagner Books. Esse sentimento dissipa-se momentaneamente quando uma nova colega, Hazel, nascida e criada em Harlem, começa a trabalhar no cubículo ao lado do seu. Após uma série de acontecimentos constrangedores, Hazel é promovida a Office Darling, enquanto Nella permanece esquecida na mesma função. Imediatamente a seguir à promoção da colega, Nella começa a receber notas na sua secretária ameaçando-a para abandonar a empresa. Este livro é um thriller empolgante sobre manipulação e ameaças no local de trabalho que o irá prender do início ao fim.

Deixe o seu comentário!