Limpar o colchão? Absolutamente fundamental.

2020-04-09

Limpar o colchão? Absolutamente fundamental.

Lavamos lençóis, trocamos cobertores e temos cuidados com a almofada, mas o que devemos fazer no que toca ao colchão? É possível lavá-lo? Como? Descubra o que pode fazer para que não acumule ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais à sua saúde.

Vinte e seis anos a dormir!


Tendo em conta as oito horas de sono diárias e a esperança média de vida, passamos um terço da nossa vida a dormir. Cerca de vinte e seis anos! Isto para dizer que limpar o colchão é absolutamente necessário para termos uma vida saudável! Conheça todos os passos fundamentais:

1. Lençóis? Fora.


O primeiro passo é, obviamente, tirar tudo de cima da cama: os lençóis, os edredons, o marido, a namorada, o livro, o gato e tudo o que posso lá estar, para que possa começar a limpar o colchão.

2. De aspirador na mão!


O primeiro passo é… aspirar! Exatamente… Seja minucioso e opte por várias passagens para limpar o colchão. Uma aspiração cuidada elimina ácaros, pó e bactérias. Sabe aquele snack que fez a ver os filmes dos Óscares? E aqueles pequenos-almoços das manhãs de domingo? Exato… aspire bem as fendas, os acabamentos, os cantos e as laterais. Remova todos os vestígios!

3. Dar banho ao colchão?


Não… necessariamente. Ou… não, literalmente. Mas é aconselhável limpar o colchão com produtos específicos para estofos ou com uma solução de sabão em pó diluído em água. Use um pano limpo, humedeça-o na solução e faça movimentos circulares sobre as zonas que quer limpar. Esfregue com cuidado para não encharcar o tecido. Não custa nada!

4. Deixe o colchão na varanda…


Ou no pátio… ou no terraço… ou em qualquer outro sítio em que possa arejar. Sente que não está a contribuir ativamente para limpar o colchão? A exposição atmosférica ajuda a que os tecidos possam respirar e a que sequem convenientemente. Para além disso, o contacto com os raios solares ajuda a eliminar bactérias e mofo.

5. Previna-se!


Quando voltar a colocar o seu colchão no lugar, lembre-se que o uso de uma proteção pode facilitar-lhe a vida da próxima vez que o voltar a limpar. Para além dos óbvios benefícios para a sua saúde. Para já, aproveite as nossas dicas para uma boa manutenção:

  • Vire o colchão periodicamente;
  • Deixe entrar ar no quarto, sempre que possível;
  • Evite comer na cama;
  • Não coloque objetos pontiagudos ou pesados em cima;
  • Evite saltar na cama;


Por mais vezes que se diga, nunca é demais repetir. Cuidar do seu colchão é cuidar do seu bem-estar. Gosta de dormir com um pijama lavado? Vai ter a mesma sensação quando se deitar num colchão acabado de limpar.

Deixe o seu comentário!