Guia para um sono saudável

2019-04-05

Guia para um sono saudável

Termina um longo dia de trabalho, chega a casa e tem à sua espera uma deliciosa refeição de família. Depois de um par de horas de conversa com os seus mais queridos vai para a cama e adormece instantaneamente, desfrutando de uma longa noite de sono profundo. Acorda apenas de manhã, completamente descansado, sem sequer reparar que acabou de passar 8 horas deitado no seu conforto mais íntimo.

Parece uma história de fantasia, não é? Cada vez é mais difícil alcançar uma boa noite de sono rejuvenescedor e a culpa pode estar em alguns comportamentos que mantemos durante o dia a dia. Quer saber exatamente que práticas deve alterar para voltar a ter noites tranquilas? A Molaflex ouviu três especialistas do sono e tem para si os melhores conselhos que o vão ajudar a alcançar aquele descanso prometido.

Existem imensos comportamentos que pratica diariamente que influenciam a qualidade do seu sono. Comece por pensar na alimentação: evite refeições pesadas perto da hora de dormir e não consuma produtos com cafeína ou outros estimulantes.

Afaste-se dos aparelhos eletrónicos como smartphones, computadores ou televisões pelo menos uma hora antes de adormecer. A luz de espectro azul que os ecrãs emitem estimula o cérebro e impede que ganhe sonolência, sendo mesmo a causa de muitas dores de cabeça noturnas. Caso necessite de estar conectado durante a noite procure nos seus aparelhos a definição de “Modo Noturno” que altera a luminosidade do ecrã para ser mais confortável aos olhos.

Nos momentos antes de ir para a cama opte por uma atividade que o ajude a relaxar, como a leitura ou a meditação. Certas pessoas gostam de praticar desporto ao fim da tarde ou à noite, e o cansaço pode mesmo ajudá-las a adormecer. No entanto, o exercício físico leva o corpo a libertar adrenalina, um estimulante, o que pode acabar por mantê-lo desperto para lá das horas desejadas. É uma possibilidade a que deve estar atento e tentar compreender como reage o seu corpo. 

Em dias de maior stress ou ansiedade é normal que tenha dificuldades em adormecer. Nestes casos, o melhor mesmo é não forçar o sono pois vai apenas concentrar-se no fato de não conseguir adormecer. Distraia-se com alguma atividade relaxante e vá para a cama apenas quando já tiver sono.

Acima de tudo é muito importante que mantenha uma rotina de sono constante e que tente adormecer e acordar sempre à mesma hora. Se trabalha por turnos vai desregular o seu organismo e terá dificuldade em manter um sono profundo. Caso tenha possibilidade opte por mudar de turno apenas uma vez a cada semana para dar oportunidade ao seu corpo de se ajustar. Se tem por hábito dormir a sesta é também normal que não necessite de dormir tanto durante a noite, portanto não fique preocupado se não conseguir adormecer cedo.

Outro aspeto fundamental é preparar da melhor maneira o seu espaço de descanso para que possa ter um sono profundo e sem interrupções. Reserve o seu quarto para dormir e para os momentos relacionados com o sono. Desta forma, o seu organismo vai estar programado para saber que mal se deite na cama é hora de dormir e irá ganhar sonolência mais rapidamente.

Escolha lâmpadas e candeeiros que emitam uma luz difusa, de tonalidade quente e relaxante, e instale um interruptor que lhe permita controlar a sua intensidade. Evite ter outras luzes no quarto durante a noite que possam interromper o seu sono, como relógios despertadores ou luzes de presença de aparelhos eletrónicos. Se o seu horário faz com que tenha de dormir durante o dia garanta que tem maneira de bloquear a luz do sol de entrar no seu quarto com persianas ou cortinas.

Por fim, preste atenção à temperatura e humidade do quarto e tente compensar através da ventilação e da roupa que coloca na cama.

Siga estes conselhos e traga a palavra descanso de volta para a sua vida. O sono é um aspeto central de toda a sua saúde — se mesmo assim continuar com dificuldades em adormecer ou em manter um sono contínuo pode ter algum problema não diagnosticado. Neste caso, considere a possibilidade de consultar o seu médico.

Que o seu novo descanso lhe traga muitos e coloridos sonhos agradáveis!

 

Deixe o seu comentário!