Guia para limpar o seu quarto (de alto a baixo)

2020-04-23

Guia para limpar o seu quarto (de alto a baixo)

A primavera chegou… os pássaros cantam, as flores estão por todo o lado e é altura das limpezas de primavera!

Há quem adore deixar tudo arrumado e a cheirar a limpinho, há quem não se dê bem com as limpezas. Mas podemos todos concordar numa coisa: sabe sempre bem chegar a um quarto limpo e arejado, vestir uma roupa confortável e entrar numa cama feita de lavado. 😊

Espreite o nosso guia para uma limpeza profunda do seu quarto e vamos pôr mãos à obra!

 

Vamos começar?

1- Ponha tudo no seu lugar

Começando pelo lixo. Sabe aqueles snacks que lhe souberem tão bem enquanto via um filme? Ou as etiquetas das suas roupas favoritas que foram parar ao chão? Está na hora de se livrar desse lixo todo!

E, já que está com a mão na massa, arrume aquelas pequenas coisas que se vão espalhando pelo quarto, quase sem que se dê conta. O estojo de maquilhagem da cómoda, os óculos de ler da mesinha de cabeceira, as revistas da cadeira…. Toda essa tralha deve ir para a sua “casa”. 

2 - Agora é a vez da roupa…

Apanhe toda a roupa que encontrar. Não se esqueça de procurar debaixo da cama, é o esconderijo preferido da roupa. Depois, separe-a em dois montes: roupa suja (que vai diretamente para a máquina de lavar, claro!) e roupa lavada (aquela que está, provavelmente, equilibrada numa cadeira).

Dobre a roupa lavada e guarde-a no armário, com a organização que preferir. Vai tornar as suas escolhas diárias de outfit muito mais fáceis.

Aproveite e dê uma espreitadela ao armário. Se tiver roupa que não usa há muito tempo, doe a quem mais precisa.

3 - Passemos à cama

Nós somos suspeitos, mas achamos que a cama é a parte mais importante do seu quarto. Afinal, os quartos foram feitos para dormir!

Dê uma atenção especial à limpeza da sua cama. Neste guia para uma limpeza profunda do seu quarto não vamos entrar em detalhes, mas temos artigos inteiros dedicados ao tema:

4 - Deixe todas as superfícies a brilhar

Agora, que não há tralha à vista, muna-se de um pano de microfibra e do seu produto de limpeza favorito e ataque as superfícies. E não se esqueça de nenhuma superfície!

As mesas de cabeceira e a cómoda vêm-nos logo à cabeça. Mas e os candeeiros, o topo dos espelhos e dos armários, as cabeceiras, os quadros? É o momento perfeito para ser picuinhas. Não deixe nenhum canto por limpar.

E agora, mais que nunca, é importante desinfetar interruptores e maçanetas. Junte-os também à sua lista.

5 - Traga o aspirador

Sim, o aspirador é mais eficaz que a vassoura. Aspire todos os cantos, limpe debaixo da cama, sacuda os tapetes, mova os móveis. Vai ver que vale a pena.

6 - Faça a cama

Estamos a acabar a limpeza profunda do quarto e não custou nada, pois não? Só falta mesmo ir buscar roupa de cama lavadinha à gaveta, trazer as almofadas da varanda (deixou a arejar, não deixou?), e fazer a cama ao seu gosto.

Como dica bónus, aconselhamos sempre o uso de um humidificador no quarto. É a melhor maneira de se livrar dos vírus e bactérias.

 

Limpar pode ser divertido?

Claro! Bem, pelo menos nós achamos que sim. Mas se, para si, dez minutos a limpar parecem três horas, porque não tentar trazer alguma animação às suas limpezas? Também temos algumas dicas para isso:

Peça ajuda ao seu cantor favorito.

Pop, rock, funk… não interessa. Ligue as colunas, a música tem o dom de tornar tudo mais divertido.

Compita com o cronómetro.

Será que consigo aspirar tudo em menos de dez minutos? Ou organizar o armário antes de começar o telejornal? Assim, o tempo vai voar.

Prepare recompensas.

Lembra-se de quando andávamos na escola e nos aliciávamos a nós próprios com recompensas? Uma goma a cada página lida, ou uma ida ao cinema se acabar de estudar para o teste de filosofia? Já somos adultos, mas o método resulta na mesma. 😊

 

A nossa última dica é que não seja muito exigente consigo próprio. Aliás, até pensamos que há tarefas que é melhor deixar para os profissionais. Vale a pena passar uma tarde a lavar cortinas, tapetes e até janelas?

Mesmo ao fazer uma limpeza profunda ao seu quarto, o fundamental é caprichar no seu conforto e bem-estar – não nos detalhes.

 

Agora, é altura de colher os frutos do seu trabalho: acenda uma vela, agarre num livro que está para ler há séculos, e enfie-se na cama. Boa noite.

 

Deixe o seu comentário!