Guia para escolher o seu edredão

2021-11-05

Guia para escolher o seu edredão

Uma boa noite de sono passa por dormir à temperatura ideal. Se sente frio ou calor durante a noite, o mais provável é acordar cansado por ter passado uma noite desconfortável. É por isso que a escolha do edredão é tão importante, apesar de nem toda a gente saber como escolher o edredão ideal. A escolha de um edredão pode variar consoante os gostos de cada um e o orçamento. Mas independentemente destes dois fatores, estas são as características que deve considerar quando escolhe o seu:

 

Tamanho 

Quem é que gosta de puxar o edredão durante a noite e ficar com os pés de fora? Ao escolher o seu edredão, dê uma margem de mais 20cm para cada lado e para o fundo, para que o possa prender bem debaixo do colchão.

 

Enchimento

Aqui, vai depender apenas do gosto de cada um. Existem dois tipos de enchimento: os naturais e os sintéticos. Os naturais costumam ser feitos a partir de materiais como: penugem, penas, seda, lã ou fibras vegetais. Enquanto os sintéticos são maioritariamente feitos de poliéster.

  1. Enchimento natural:

    Os edredões de enchimento natural costumam ter valores mais elevados do que os sintéticos, mas a diferença no toque e conforto é enorme. São mais leves, mais fofos, mais respiráveis e duram mais tempo (entre 10-15 anos). Em contrapartida, têm uma manutenção mais difícil. Alguns não podem ser lavados na máquina e demoram mais tempo a secar.
  2. Enchimento sintético:

    São mais baratos e a manutenção é mais fácil. Mas também são menos confortáveis e duram menos tempo (5 a 10 anos). As fibras do poliéster dividem-se em Quallofil Air, Hollofil, Cyclafill, e a grande diferença entre as fibras é a quantidade de ar que lhe é injetado: quanto mais ar, mais leve e mais quente vai ser o edredão.

Um enchimento de 180 a 250g/m² é considerado um edredão de verão. Entre 300 a 500g/m² já é considerado um edredão de inverno.

 

Grau de calor

O grau de calor do edredão vai depender não só do tipo de pessoa como do local. Para medir este parâmetro, a indústria têxtil utiliza uma medida de resistência térmica chamada TOG, que vai de 1 a 15. Logo, o nível de calor aumenta de acordo com o aumento do valor. Ainda que não seja muito utilizada no nosso país, fica já a saber que o edredão de verão não deve ultrapassar 4,5 TOG, enquanto um modelo de meia estação não deve exceder os 10 TOG. A partir desse valor, já é considerado um edredão de inverno.

Os nossos colchões Duna Allerban e o Edredão Fibra, são feitos maioritariamente de algodão e fibra oca siliconada com tecnologias anti ácaros, anti fungos e anti bactérias. O Duna Allerban é um edredão nórdico suave, leve, respirável e hipoalergénico para um ótimo conforto por cerca de 200g e 100g/m². O Edredão Fibra leve e confortável, permite a circulação de ar, para maior higiene e respirabilidade, além de ajudar a recuperar a forma e o volume originais sem perder a leveza. É perfeito para o outono/inverno e tem 300g/m².

Deixe o seu comentário!