Está a chegar a maior chuva de estrelas do ano

2021-07-28

Está a chegar a maior chuva de estrelas do ano

Todos os verões, entre julho e agosto, o nosso céu enche-se de incríveis rasgos de luz e de cores, graças à chuva de estrelas mais esperada do ano. As estrelas cadentes que atravessam os céus nesta altura do ano são as Perseidas, cujo nome tem origem na constelação Perseu, por parecer que nela está o surgimento destas estrelas.

Na verdade, as estrelas cadentes não são mais do que meteoros - uma pequena poeira a queimar na atmosfera da Terra. Como, por volta desta época, o nosso planeta atravessa a cauda do cometa 109/Swift-Tuttle, os detritos espaciais deste cometa originam o aparecimento das Perseidas. Quem se apercebeu desse acontecimento foi Giovanni Schiaparelli, em 1865, 3 anos depois deste cometa ser descoberto por Lewis Swift e Horace Tuttle.

Segundo a NASA, o apogeu deste evento astronómico ocorre nos dias 11, 12 e 13 de agosto, sendo possível ser observado no hemisfério norte, principalmente nas primeiras horas do amanhecer e às 22h, altura em que é mais percetível ver o espetáculo natural de luzes e cores nos céus.

Aproveite o mês de julho e agosto para planear um serão debaixo das estrelas ou assista através da NASA e das transmissões aos vivo do Visual Telescope Project.

Deixe o seu comentário!