Dicas para evitar o jet lag estas férias

2020-08-04

Dicas para evitar o jet lag estas férias

Nada atrapalha a qualidade do sono como entrar num avião e sair dele num país estrangeiro - mesmo que seja por diversão.

O corpo tem o seu próprio relógio interno, ou ritmos circadianos, que sinaliza o corpo para quando deve ficar acordado e quando deve dormir. O jet lag ocorre porque o relógio do corpo ainda está sincronizado com o fuso horário original, em vez do fuso horário para o qual viajou. Quanto mais fusos horários forem cruzados, maior a probabilidade de se experienciar jet lag.

Quer esteja a viajar por trabalho ou por lazer, aqui estão algumas dicas para reduzir ao mínimo a interrupção do sono.

1 - Durma estrategicamente

Três dias antes de sua viagem, comece a mudar a sua hora de dormir para uma hora mais cedo (ou mais tarde, conforme apropriado) do que normalmente faria. Adicione outra hora na segunda noite e uma terceira hora no terceiro dia. Por norma, leva um dia por fuso horário para o seu corpo se ajustar, portanto, planeie com antecedência pode ajudar a facilitar a transição.

2 - Siga as práticas locais (geralmente)

Depois de aterrar, tente sincronizar-se com as práticas locais. Se aterrar quando os locais estão acordados, durante o dia, é isso que deve fazer também, portanto durma o máximo que puder no avião. Se vai aterrar à noite, faça o possível para ficar acordado no avião e dormir no seu destino.

3 - Respeite a regra dos dois dias

Se só vai ficar no lugar menos de dois dias, tente manter a sua normalidade. Quando o seu corpo se adaptar, estará na hora de voltar para casa. Nesses casos, sugerimos que solicite que quaisquer obrigações ou reuniões ocorram durante o horário equivalente ao pico em casa, sempre que possível.

4 - Deixe entrar a luz

Se o seu voo pousar logo de manhã, quando viaja para este, leve um par de óculos de sol para minimizar a exposição à luz. É preferível obter a exposição máxima à luz no final da manhã e no início da tarde, o que muda seus ritmos para mais perto do fuso horário do seu destino. Se você estiver a viajar para oeste, o que é menos perturbador para o sono, aponte para a exposição à luz no início da noite, coma ao ar livre ou faça uma caminhada para aumentar o seu ritmo um pouco mais tarde.

5 - Mantenha-se hidratado

Beba bastante água antes, durante e depois do voo para neutralizar os efeitos desidratantes do ar seco a bordo do avião, já que a desidratação pode piorar os sintomas do jet lag. 

6 - Mexa o seu corpo

Quando estiver pronto para começar o dia recomenda-se que tome um banho quente e saia para fazer exercício para sinalizar o seu corpo que é hora de começar, uma vez que o aumento da temperatura corporal ativa  o ritmo circadiano.

O jet lag é temporário, mas pode reduzir significativamente o conforto das suas férias ou viagens de negócios. Felizmente, deixamos algumas dicas que pode utilizar para ajudar a evitar ou minimizar o jet lag.

Alicia Oliveira
2020-08-05 22:52:53
Qual o preço do summier e colchão com 2m por 1.10m.

Deixe o seu comentário!