Dicas para adormecer rapidamente em dias agitados

2021-11-05

Dicas para adormecer rapidamente em dias agitados

Se fica acordado até mais tarde, a dar voltas na cama e sem conseguir adormecer, saiba que pode estar a sofrer uma consequência do stress do dia-a-dia.

O stress ativa o sistema nervoso simpático, que é basicamente um sistema de excitação que ajuda o organismo a lidar com situações de perigo, esforço intenso, stress físico e psíquico. Ele aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, mantendo-nos alerta e, por consequência, sem sono na hora de dormir. Mesmo que consiga adormecer agitado, é muito provável que acorde várias vezes durante a noite ou que não tenha um sono de qualidade. Além disso, dormir mal também causa stress e por isso esta situação torna-se um ciclo vicioso.

Conheça algumas práticas que pode incluir na sua rotina da noite para evitar que o stress tome conta do seu horário de sono:

  1. 1. Use técnicas de relaxamento como a meditação ou exercícios de respiração.
  2. 2. Afaste-se dos ecrãs uma a duas horas antes de dormir.
  3. 3. Beba um chá ou um copo de leite quente antes de se deitar.
  4. 4. Evite refeições muito pesadas à noite e que dificultem a digestão.
  5. 5. Tome um banho quente.
  6. 6. Experimente fazer Aromaterapia.
  7. 7. Escreva os seus pensamentos num caderno. (Journaling)
  8. 8. Ouça música relaxante ou sons da natureza.

Não precisa de aplicar todas estas sugestões de uma só vez. Dê uma oportunidade e não desista se não funcionar logo à primeira. A ideia é que vá experimentando e percebendo aquilo que funciona melhor para si.

Esperamos que no final do dia estas dicas o ajudem a estar mais relaxado e a libertar-se da pressão e dos problemas do trabalho. Bons sonhos!

Deixe o seu comentário!