Dia Mundial da Coluna: posições para dormir e prevenir dores de coluna

2020-10-16

Dia Mundial da Coluna: posições para dormir e prevenir dores de coluna

Hoje, dia 16 de Outubro, é o Dia Mundial da Coluna. Esta data pretende destacar o desconforto da dor na coluna e da deficiência em todo o mundo. Com a colaboração profissionais de saúde, especialistas em exercícios e reabilitação, defensores da saúde pública, alunos e pacientes, todos a participar, o Dia Mundial da Coluna é celebrado em todos os continentes.

O Dia Mundial da Coluna destaca a importância da saúde e do bem estar da coluna vertebral. A promoção da atividade física, boa postura, levantamento de peso responsável e condições de trabalho saudáveis fazem parte do objectivo da data, já que as pessoas são incentivadas a cuidar da coluna e a permanecer ativas.

Em Portugal, as dores na coluna vertebral são uma das principais causas da ida ao médico. Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna, e representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral, sendo uma das principais causas de ausência no trabalho.

 

Não costumamos pensar na nossa coluna quando estamos deitados na cama. Mas a nossa postura de sono pode ajudar a determinar se sentimos ou não dores nas costas. Por isso, quando for dormir, lembre-se dessas posições para dormir e evitar dores nas costas:

 

  • Dormir de lado

 

Ao fazer mudanças simples na posição de dormir, pode aliviar o esforço das costas. Se dorme de lado, levante ligeiramente as pernas em direção ao peito e coloque uma almofada entre as pernas. Use uma almofada de corpo inteiro, se preferir.

 

  • Dormir de costas

 

Se dorme de costas, coloque uma almofada sob os joelhos para ajudar a manter a curva normal da parte inferior das costas. Pode experimentar uma toalha pequena enrolada sob a região lombar para obter suporte adicional. Apoie o pescoço com uma almofada.

 

  • Dormir de barriga para baixo

 

Dormir de barriga para baixo pode ser difícil para as costas. Se não consegue dormir de outra maneira, reduza a tensão nas costas colocando uma almofada sob a pélvis e a parte inferior do abdómen. Use uma almofada debaixo da cabeça se não forçar demasiado as costas. Se causar tensão, tente dormir sem um travesseiro debaixo da cabeça.

Deixe o seu comentário!