Deitar as crianças na véspera de Natal

2020-12-22

Deitar as crianças na véspera de Natal

As crianças, particularmente nestes dias, estão agitadas e entusiasmadas pelo ambiente familiar festivo, pelos doces e, naturalmente, pela possível chegada do Pai Natal no seu trenó mágico. Contudo, não nos podemos esquecer que estão a crescer e dormir bem é fundamental para esse processo. Então, como é que os mandamos para a cama neste dia?

 

Atividades e mais atividades

No fundo, temos de os deixar cansados. Assim, quando chegar a hora a que se costumam deitar, já vão ter os olhos a pesar e vão acabar por só querer a almofada. E vale tudo: jogos, brincadeiras, saltos e todas as coisas que os fazem rir.

Uma história de Natal?

Invente uma tradição. Deite-o na cama e use a imaginação. Era uma vez um Pai Natal... Era uma vez um boneco de neve... Era uma vez um duende... Faço-o sonhar acordado para que depois tenha bons sonhos a dormir.

Desligue os aparelhos

Smarphones, tables, computadores, consolas e outros ecrãs. Dê um power off! São demasiado estimulantes para o cérebro, principalmente para o de uma criança. Vai senti-lo mais relaxado se o fizer.

Mantenha as rotinas

Costuma dar-lhe banho antes da cama? Bebe um copo de leite? Faça exatamente a mesma coisa que costuma fazer nos outros dias da semana. Está a dar-lhe sinais de que se está a aproximar a hora de deitar.

O monstrinho dos doces

Por muito que lhe brilhem os olhos a ver todas aquelas sobremesas de Natal, tenha alguma contenção. O excesso de açúcar vai deixá-lo num pequeno indiozinho, cheio de energia. E nós não queremos isso, pois não?

A velha história dos presentes

Todos sabemos que o Pai Natal desce pela chaminé quando as crianças estão a dormir. Por essa lógica, quando mais cedo nos deitarmos, mais cedo o Pai Natal aparece lá em casa. Explique-lhe as regras do jogo. Vamos facilitar a vida ao velho das barbas brancas.

 

São alguns os truques para que as crianças se cansem, relaxem e tenham vontade de dormir. Como já dissemos, uma boa noite de sono é fundamental para um crescimento saudável. Para além disso, estas dicas também são completamente aplicáveis a adultos.

Deixe o seu comentário!