Cuide de si  — dicas para melhorar o seu bem-estar

2019-02-04

Cuide de si — dicas para melhorar o seu bem-estar

Com o passar rotineiro dos dias de agenda completa esquecemos-nos de cuidar daquilo que nos deveria ser mais importante — nós próprios. A chegada do fim-de-semana é a altura ideal para fazermos uma pausa e reservar algum tempo para termos em atenção o nosso bem-estar.

Comece por fazer um pouco de exercício físico — uma corrida ligeira ou até uma caminhada naquele parque que não costuma visitar é o suficiente. Pare durante algum tempo para respirar fundo — medite, veja as nuvens, as árvores, os animais e as restantes pessoas. Aproveite para pensar e planear aquilo que gostaria de fazer a médio-prazo: visitar a família que mora no estrangeiro, começar a praticar jardinagem, aprender uma língua nova…

De volta a casa, opte por desconectar-se da internet. Ponha uma música relaxante e tome um banho prolongado. Cozinhe uma refeição saudável e completa, diferente da sua dieta habitual.

Por fim, cuide dos seus espaços pessoais, como a sala de estar ou o quarto. Arrume aqueles artigos que teimam em estar sempre fora do sítio, ou mude até a disposição de alguns móveis. Faça uma pequena renovação ao seu guarda roupa: escolha três artigos que já não gosta ou que já não usa há bastante tempo para doar.

Termine o dia com aquele seu filme favorito que já viu mais de uma dezena de vezes mas que lhe deixa sempre um sorriso na cara.

Ainda que seja importante reservar ocasionalmente alguns dias especiais para tomar conta de si, o ideal é incorporar pequenas atividades como estas na sua rotina habitual. Desta forma garante que nunca passa demasiado tempo sem descuidar o seu bem-estar.

Deixe o seu comentário!