Compreenda o sono dos bebés

2019-04-18

Compreenda o sono dos bebés

 

Todos sabemos que os primeiros tempos de vida de um bebé são geralmente sinónimo de noites mal dormidas para o seu papá e mamã. Apesar de dormirem até cerca de 17 horas por dia, os recém-nascidos têm um ciclo de sono e necessidades completamente diferentes das suas e por vezes difíceis de compreender. Isto leva a que as suas primeiras semanas como progenitor estejam repletas de noites muito mal dormidas.

Ainda assim este período não tem de ser um sofrimento para si. O mais importante é desenvolver desde o início rotinas e rituais de sono que permitam o seu bebé descansar sempre que assim desejar. Ofereça-lhe um sítio calmo onde ele se habitue a dormir e esteja atento aos sinais de sono por ele transmitidos: esfregar os olhos ou uma maior agitação pode significar que está pronto mais uma sesta. Encontre o ritmo natural do seu bebé e proporcione-lhe o descanso ideal para o seu desenvolvimento; quando se habituar a essa rotina também o seu descanso irá melhorar!

Mas exatamente quando tempo deve um bebé dormir? Não há uma resposta certa que se adeque a todos os casos, sendo que cada criança tem necessidades diferentes e é exposta a fatores que podem influenciar a duração do seu sono, como a alimentação e a exposição solar.

Nas primeiras semanas de vida um recém-nascido pode dormir entre 14 a 17 horas por dia. Nesta fase o bebé apenas consegue manter o sono por períodos de 2 a 4 horas, altura em que acorda devido a outras necessidades como a alimentação ou a higiene. Isto traduz-se em cerca de 12 horas de sono durante a noite, o que faz com que sejam necessárias duas a cinco sestas durante o dia para alcançar o tempo de sono aconselhado.

Dos quatro aos 11 meses os bebés já dormem ligeiramente menos tempo, entre 12 a 15 horas por dia, e já conseguem manter o seu sono durante maiores períodos de tempo.

Por volta dos 6 meses o bebé deve começar a ficar no seu próprio quarto e pode chorar mais devido à ansiedade de estar sozinho. No entanto, é também nesta fase que ele aprende a voltar a adormecer por si mesmo, pelo que deve ser perseverante na altura de criar este hábito saudável.

Ao fim do seu primeiro ano de vida o bebé já deverá dormir com poucas pausas durante a noite, e como tal necessita apenas de uma ou duas sestas durante o dia para alcançar as 11 a 14 horas de sono recomendadas.

Tenha em atenção estas diferentes fases de crescimento, mantenha as rotinas necessárias e crie as condições ideais para um descanso profundo. Desta forma a sua criança vai crescer com um sono saudável, ideal para o seu desenvolvimento físico e mental. Após se habituar a estas rotinas também conseguirá planear melhor o seu descanso e com isso aproveitar com maior satisfação todos os encantos de ser pai e mãe!

 

Deixe o seu comentário!