Como trabalhar confortavelmente em casa

2021-02-02

Como trabalhar confortavelmente em casa

Há quem prefira trabalhar no conforto de casa, com aquelas calças largas e confortáveis vestidas e ver no ecrâ o colega de escritório favorito. Há quem prefira o ambiente do escritório, a proximidade com os colegas e as reuniões presenciais. A circunstância faz com que estejamos quase todos mais próximos do primeiro cenário. Apesar disso, não é por estarmos em casa que vamos perder o foco. Por isso, deixamos algumas sugestões para conseguir um bom rendimento em regime de teletrabalho.

Mantenha os horários

Manter o horário de trabalho é fundamental para que consiga conjugar os dois espaços diferentes: casa e escritório. Lembre-se, a sua casa continua a ser o local onde está com a família e faz as atividades que mais gosta como, por exemplo, ler ou cozinhar. Se prolongar o horário de trabalho, vai apenas e só transformar a sua casa no seu novo escritório. Não o faça! Para além disso, tente rentabilizar o tempo que não gasta em deslocações. Demorava 20 minutos a chegar ao emprego? Está a ganhar mais de uma hora e meia por semana. Invista esse tempo em si. Comece um novo hobby, faça exercício ou programe atividades em família como jogos ou histórias.

Faça pausas

E pode fazê-las sem que exista um motivo. Apenas para esticar as pernas e dar uns passos. Temos tendência para caminhar muito menos quando trabalhamos no mesmo local em que vivemos. Levante-se da secretária e vá à varanda ou ao jardim. Estes cinco minutos de intervalo podem mesmo ter grandes consequências na sua produtividade. Precisas de uma razão para abandonar o computador por uns breves minutos? Acredite que não faltam sugestões. Um café cai sempre bem. Ou então vá apanhar um pouco de luz solar. Ou vá fazer aquela festinha na barriga do seu cão que ele está mesmo com aquela cara fofa de quem merece uma.

Apanhe boleia dos refrões

Tenha playlist que só usa para trabalhar. Isto vai ajudar o seu cérebro a perceber que as pausas acabaram e que chegou o momento de regressar às tarefas. Que música deve escolher? Isso fica ao seu critério. Pode juntar as suas músicas preferidas ou aquelas que lhe permitem estar mais concentrado. Se não quiser estar a escolher música, opte por aquelas listas predefinidas. Diferentes projetos, pedem diferentes tipos de música? Tudo é possível. Para além destes refrões poderem fazer muito pela nossa disposição.

Alguém falou em comer?

Agora que está em casa e tem à disposição a sua despensa, aproveite para comer melhor. Invista nos seus lanches e vai ver que estes pequenos prazeres podem aumentar o conforto com que trabalha. A imaginação é o limite, mas gostamos sempre de recomendar aqueles snacks mais saudáveis. Nesse campo, as panquecas, os smoothies e a fruta são sempre boas opções... mas são só sugestões. Se tiver tempo, faça o mesmo com o almoço.

Saiba quando parar!

Estamos a trabalhar em casa, mas não estamos a viver no escritório. Por isso, é determinante que saiba fechar o seu computador e dar por terminado o seu dia. Se preferir, pode mesmo arrumar tudo na mochila, na estante ou noutro compartimento. Só para não ter de pensar em trabalho no resto do tempo que está em casa. Tempo esse que pode aproveitar noutras tarefas mais divertidas e descontraídas.

São muitos os truques para conseguir aumentar o conforto neste cenário de teletrabalho e é certo que se nós estivermos bem, o nosso trabalho vai ser melhor.

Deixe o seu comentário!