Como tornar o quarto dos seus filhos no local ideal para estudar

2019-09-04

Como tornar o quarto dos seus filhos no local ideal para estudar

Muitos podem não dar a devida importância, mas na hora de escolher o local ideal para estudar, devem-se ter em consideração alguns pontos. Até porque, o ambiente vai determinar a qualidade do estudo. Com efeito, e com o regresso às aulas aí à porta, conheça agora as nossas sugestões para tornar o quarto dos seus filhos no local ideal para estudar.

Dicas para tornar o quarto dos seus filhos o local ideal para estudar

1 - Ter a certeza que o quarto é o ambiente ideal

Apesar do quarto ser a divisão mais intimista da casa e de muitos estudos defenderem que o espaço de descanso não deve estar associado a outro tipo de atividades, por vezes, não existe outra possibilidade, a não ser torná-la também uma área de estudo. Se for esse o caso, é fundamental criar um ambiente de estudo onde a concentração e o foco, estejam permanentemente presentes.

O segredo para o conseguir é encarar o quarto como um lugar “quase” sagrado, idealizado exclusivamente para estudar e descansar.

2 - Evite distrações

Não coloque a televisão ou até mesmo a consola no quarto. Na verdade, podem-se tornar elementos de distração. A ideia de os colocar fora do quarto é puder acompanhar o estudo dos filhos até ao ponto de lhes dar a autonomia suficiente para fazerem as suas escolhas. Assim, também torna estes dois elementos, de certa forma, uma recompensa.

3 - Torne a área de estudo funcional

Não precisa de uma decoração com muitos móveis e acessórios. Basta ter uma secretária, um candeeiro e uma cadeira confortável. Quanto ao material escolar, poderá guardá-lo num móvel que tenha o espaço necessário para os livros, cadernos e restante material (estojo, calculadora, etc). O segredo desta decoração está na organização e de ter tudo “à mão”.

4 - Mantenha tudo organizado

Sabia que um ambiente desorganizado pode influenciar a atenção, concentração e até motivação para estudar? Com o decorrer do ano letivo, incentive os seus filhos a manter o local onde estudam sempre limpo e arrumado. Pode parecer que não, mas se incutir este comportamento, está a despertar o sentido de responsabilidade e autonomia. 



Quem é que não gosta de estar num ambiente arrumado e organizado?

5 - Crie rotinas de estudo

Criar uma rotina de estudo é fundamental para que os seus filhos possam entrar num ritmo de estudo que consigam acompanhar o avanço das disciplinas escolares. A nossa sugestão é que afixe no quarto um cronograma com os horários específicos para estudar. Ao criar este cronograma, consegue também perceber como pode encaixar os momentos para juntar a família. Lembre-se sempre que é fundamental existir um equilíbrio entre escola e família.

Criada a rotina, temos a certeza que os seus filhos vão-se sentir ainda mais motivados para cumprir os seus objetivos, porque sabem que o seu esforço e dedicação vão ser recompensados.

Com efeito, se juntar a todas estas dicas, criatividade, pode criar um ambiente de estudo incrível e funcional para os seus filhos. O mais importante é que exista sempre foco e motivação para isso acontecer. O compromisso é fundamental para que, tanto pais e filhos, consigam encontrar o equilíbrio perfeito!

P.S. - Preparado para para este regresso às aulas?

Deixe o seu comentário!