Como se tornar numa morning person?

2021-01-26

Como se tornar numa morning person?

Acordar de manhã cedo é ter o dia todo pela frente para conseguir cumprir a agenda e ainda ficar com mais tempo para fazer o que gosta. Bem sabemos que, por vezes, a vontade de ficar na cama é muita. Mesmo muita! E nós somos suspeitos, porque sabemos que a cama é naturalmente o sítio mais confortável para se estar. Apesar disso, vamos deixar-lhe alguns truques para consiga levantar-se cedo e aproveitar mais o seu dia.

Acordar cedo, deitar cedo?

Os especialistas recomendam que se durma entre sete a nove horas, por noite. Deitar tarde e acordar cedo só vai fazer com que se sinta cansado. Vamos mudar a rotina? Sim, mas não de uma forma repentina. Faça pequenos progressos e vá antecipando a hora de deitar em quinze ou vinte minutos. Mudar alguns hábitos antes de ir para a cama também pode contribuir para o ajudar a adormecer mais rapidamente. Fazer refeições mais leves ao jantar e abster-se de usar o smartphone imediatamente antes de se deitar são excelentes exemplos de boas práticas.

Foque-se nos motivos!

Defina muito bem as razões que o levam a querer acordar mais cedo. Mais tempo para a família? Mais proatividade no trabalho? Mais tempo para fazer exercício físico ou para se dedicar a hobbies? É importante não esquecer o que nos motiva. Só assim vamos conseguir bons resultados.

Estabeleça um horário

Marque tarefas na agenda para a sua manhã. Atividades desportivas e/ou hábitos alimentares à mesma hora ajudam a criar rotinas. Estenda o colchão de yoga e experimente uns alongamentos. Lembre-se de que até as pequenas tarefas podem fazer parte da sua agenda, como comprar pão ou novos hábitos como regar as plantas enquanto ouve música. Pequenos passos para grandes mudanças!

Dê férias ao botão de snooze

Quando o despertador toca, não nos encontramos num estado cognitiva apropriado para tomar decisões. Por isso, é arriscado decidir em milésimos de segundo se podemos dormir mais dez minutos. Podemos contornar esta tentação? Claro que sim! Existem aplicações de smartphone que nos despertam e, ao mesmo tempo, ativam zonas do cérebro. E se só conseguisse fazer snooze no despertador depois de resolver um problema matemático, por exemplo? É verdade! Com um cérebro desperto tomamos melhores decisões.

O que comer ao pequeno-almoço

Devemos sempre comer aquilo que gostamos, de forma consciente. Apenas lhe queremos lembrar que os hidratos de carbono deixam-nos num estado mais sonolento. Adicione alguma proteína para fazer subir os níveis de dopamina e, por consequência, nos deixarem mais despertos.

Tornar-se numa morning person pode ser um desafio muito estimulante. Estas pequenas dicas podem dar uma ajuda importante para conseguir acordar com os passarinhos. Sabemos que é tentador ficar debaixo dos cobertores, mas torcemos para que consiga atingir as suas metas.

Deixe o seu comentário!