Como recuperar a rotina de sono neste regresso às aulas

2021-11-05

Como recuperar a rotina de sono neste regresso às aulas

Para as crianças (e alguns adultos também) o verão não rima com horários e responsabilidades. Os dias mais longos permitem que os seus filhos fiquem acordados até mais tarde e, consequentemente, também despertem mais tarde. Mas com o verão quase a acabar e o regresso às aulas mesmo aí à porta, está na hora de mudarmos alguns hábitos que foram adquiridos durante as férias. Um dos maiores desafios em voltar à rotina da escola ou do trabalho, passa por largar os velhos hábitos e reajustar a rotina de sono aos novos horários.

E como recuperamos a rotina de sono neste regresso às aulas? Neste artigo, damos-lhe algumas sugestões que o vão ajudar a ajustar melhor a rotina de noite das crianças e prepará-las para um regresso cheio de descanso e energia.

 

Quando organizar a nova rotina de sono? 

O ideal será organizar a nova rotina 10 a 15 dias antes de começarem as aulas. Se está a ler este artigo mais tarde e já não vai a tempo de começar com esta antecedência, apenas comece o mais cedo que puder, pode ser hoje mesmo. 😊 Durante este período, pode acordar as crianças 15 minutos mais cedo do que o horário de férias habitual e deitá-las 15 minutos mais cedo também. Este método deve ser aplicado progressivamente até obter o horário ideal.

Conseguir ajustar os horários de sono, é tão importante como mantê-lo através de hábitos mais saudáveis. Tendo isso em mente, tome nota das dicas seguintes:

 

Seja consistente

A consistência é a chave para manter hábitos de sono saudáveis. Ter um horário firme, mesmo aos fins de semana, ajuda as crianças a manterem os ritmos circadianos (o nosso relógio interno) regulados.

 

Tenha uma rotina de noite relaxante

Ler um livro, tomar um banho quente ou ouvir uma história ajuda as crianças a ficarem mais calmas e prontas para dormir.

 

Desligue os ecrãs

É importante que desligue a televisão e outros aparelhos eletrónicos 1h antes da hora de dormir. Deve ainda manter os dispositivos móveis fora do quarto para evitar distrações e interrupções no sono.

 

Evite a cafeína 6h antes de dormir

Isto inclui bebidas e refrigerantes que tenham cafeína na sua composição.

 

Faça refeições leves ao jantar

Muita comida ou comidas picantes podem causar desconforto e indigestão, levando a que os seus filhos tenham uma maior dificuldade em dormir.

 

Incentive o exercício físico depois da escola

Fazer exercício ao final da tarde ajuda as crianças a gastar as energias e a terem uma noite de sono melhor. Como algumas pessoas ficam mais despertas quando praticam exercício antes de dormir, é importante que adapte os horários para o desporto consoante o que funciona melhor para eles.

Esperamos que com estas dicas o retorno à rotina seja um pouco mais leve e relaxado. Desejamos-lhe um excelente regresso ao trabalho e às aulas! 😊

Deixe o seu comentário!