Como é que a hidratação e o sono se relacionam?

2021-11-05

Como é que a hidratação e o sono se relacionam?

  Já deve saber a importância que a hidratação tem na saúde e que a falta dela pode ter consequências negativas no seu desempenho no dia-a-dia.


  Os sintomas de desidratação mais comuns são obviamente a sede e boca seca, cansaço e confusão, dores de cabeça e tonturas, pele seca, batimentos cardíacos acelerados, febre e cólicas. Já as consequências de um horário de sono reduzido passam pela perda de memória, dificuldade de concentração, mudanças de humor, sistema imunitário debilitado, pouco equilíbrio, aumento de peso e o risco de doenças. O que não deve saber é que a hidratação está diretamente relacionada com a qualidade do sono.


  Durante a noite, perdemos até 1L de água penas pela humidade da respiração, especialmente se ressonar ou respirar pela boca, para não falar da água que o corpo perde através da transpiração, que varia de pessoa para pessoa.


  Quando se deita depois de um dia inteiro sem ter bebido água suficiente para manter os níveis de hidratação normais, pode experienciar: boca e nariz secos que consequentemente resultam em que ressone ou ressone mais, cãimbras dolorosas durante o sono principalmente na zona das pernas, e falta de energia durante as atividades do quotidiano.

  Tentar repor toda a água que não bebeu ao longo do dia, antes de ir dormir, também não é aconselhável, porque pode acordar várias vezes durante a noite para ter de ir à casa de banho. É importante que se mantenha hidratado e tenha boas práticas de sono. Para o ajudar, poderá seguir os seguintes tópicos desta lista:

  1. - Beber água sempre que sentir sede.
  2. - Ter uma garrafa de água, de preferência reutilizável, sempre à mão.
  3. - Beber 1 a 2 copos de água ao acordar para tentar repor parte da água que perdeu durante a noite.
  4. - Evitar diuréticos logo de manhã. Sabemos que o café é imprescindível para muita gente, mas como bebida diurética, irá obrigá-lo a ir mais vezes à casa de banho, perdendo ainda mais líquidos e aumentando a desidratação. Espere 90 minutos depois de acordar para tomar café e se possível beba outro copo de água.
  5. - Manter horários de sono saudáveis e regulares.
  6. - Beber café só depois de 90 minutos após acordar e não tomar mais café após as 14h.
  7. - Limitar o consumo de bebidas alcoólicas até 3h antes de dormir e beber um copo de água por cada bebida tomada.
  8. - Fazer exercício regularmente e compensar a perda de suor com alguns copos de água.

Apesar de a hidratação estar relacionada com a qualidade de sono, existem muitos outros fatores que o influenciam. Ter o colchãoa almofada certos é imprescindível para melhorar a sua noite e o seu bem-estar. Descubra o universo do conforto Molaflex e leve-o para sua casa.

Deixe o seu comentário!