Como posso melhorar a qualidade do ar no quarto?

2020-04-30

Como posso melhorar a qualidade do ar no quarto?

Muitos de nós acreditamos que o “ar da rua” é sempre mais poluído que o ar lá de casa. Afinal, lá fora temos milhares de carros nas estradas, fábricas a trabalhar 24 horas por dia, edifícios em obras… Mas a verdade não é essa. De todo!

As nossas casas são lar de ácaros do pó, pelo de animais, vapores dos aparelhos de combustão e de gás, mofo e bolores, e de algumas coisas mais (sem querer assustá-lo demasiado).

E já sabemos os problemas de saúde que a má qualidade do ar pode trazer, principalmente às pessoas que sofrem de alergias ou de apneia do sono. São problemas que afetam o seu dia e, claro, a sua noite. Na Molaflex, acreditamos que um ar limpo e puro é essencial para uma noite de sono tranquila.

Então, vamos melhorar a qualidade do ar no seu quarto?

 

Palavra de ordem: arejar!

1 - Abra tudo!

Lembra-se de quando a sua mãe entrava pelo quarto adentro de manhãzinha e abria as janelas de par em par? Na altura não parecia a melhor forma de acordar, mas um despertar assim faz bem por várias razões. Deixe a sua casa respirar, todos os dias, por mais de uma hora, sem exceções (mesmo que esteja frio lá fora).

É o primeiro passo para melhorar a qualidade do ar no quarto.

 

2 -Tudo a brilhar

Não dê folga ao aspirador e ao pano! Aspire e limpe o pó duas vezes por semana, lave os lençóis e as cortinas, não deixe a roupa suja acumular.

E já limpou o aparelho do ar-condicionado? Às vezes, pode ficar esquecido, mas é fundamental que esteja livre de pó e sujidade. E ainda há o seu animal de estimação… também é fundamental que esteja livre de pó e sujidade 😊.

(Se não sabe por onde começar as limpezas, espreite as nossas dicas aqui)

 

3 - Declare guerra à humidade e ao bolor

Sabia que 65% dos europeus seca roupa dentro de casa pelo menos uma vez por semana? É, sem dúvida, um mau hábito.

A humidade é um dos piores inimigos da boa qualidade do ar, já que cria um ambiente ideal para a propagação de bolor e de alguns vírus e bactérias. Assim, tente não secar roupa dentro de casa e certifique-se de que a sua casa de banho tem uma ventilação adequada.

Melhorar a qualidade do ar no quarto é também manter a casa bem seca.

 

4 - Atenção aos produtos de limpeza!

Podem ser pior emenda que o soneto… Sabe quando, durante as limpezas, sente os olhos ou nariz irritados? Bem, é porque muitos produtos que usamos para limpar a nossa casa estão carregados de contaminantes. Opte por alternativas mais suaves.

Pode até experimentar com produtos naturais que tenha lá por casa, como o limão, o vinagre ou o bicarbonato de sódio. Quem sabe se na sua cozinha não tem tudo o que é preciso para deixar a casa a brilhar?

 

5 - Traga a natureza para dentro de casa

As árvores e as plantas são dos sistemas de filtragem do ar mais avançados do mundo! Invista em plantas e, além de uma casa mais viva e alegre, vai ter um ar mais puro e fresco.

 

6 - E um purificador de ar?

Se tiver muitos problemas com as alergias, ou viver numa zona muito poluída (ou se não tiver jeito para cuidar de plantas), uma boa solução é um purificador de ar – são muito eficazes a melhorar a qualidade do ar no quarto.

 

Dica extra

Já experimentou velas de cera de abelha? Há quem assegure que fazem maravilhas como reduzir os poluentes do ar. Mesmo se não for o caso, cheiram tão bem que vale a pena experimentar.

 

E se as minhas alergias não melhorarem com estes cuidados?

Já fez de tudo e as alergias continuam a incomodá-lo noite e dia? Além de recomendarmos uma visita ao médico, partilhamos agora dicas para equilibrar o seu sistema imunitário e, quem sabe, aliviá-lo das alergias. Porque tornarmo-nos mais saudáveis só traz coisas boas à nossa vida.

  • Somos o que comemos – As frutas e verduras da época são o seu maior aliado. Os frutos secos, peixes gordos, cereais integrais e leguminosas contribuem para um sistema imunitário mais forte a longo prazo.

 

  • Mexa-se! – Todas as desculpas são boas para nos mexermos. Faça uma caminhada de manhã, limpe a casa à tarde e dance à noite.

 

  • Abrace a almofada – Não precisamos de voltar a falar dos benefícios de uma boa noite de sono, pois não? Prepare o chá, o livro e enfie-se na cama!

 

  • Inspire, expire e… desfrute – Esqueça as preocupações e as dores de cabeça do dia a dia. Dedique-se a atividades que lhe dão prazer, esteja com quem mais gosta… A tranquilidade e a felicidade dão saúde.

Deixe o seu comentário!