Como identificar e corrigir uma má postura

2019-02-15

Como identificar e corrigir uma má postura

Sofre frequentemente de dores de costas, de pescoço ou de cabeça? Todos estes problemas podem estar a ser causados por uma má postura durante o seu dia a dia, já que existem várias poses que colocam o corpo sob tensão sem se aperceber. Estas são algumas das mais comuns:

  • Estar sentado com os ombros debruçados para a frente ou com a zona lombar demasiado arqueada;
  • Carregar pesos apenas de um lado do corpo;
  • Segurar o telefone entre a cabeça e o ombro;
  • Usar saltos altos ou roupa demasiado apertada;
  • Andar com a cabeça demasiado levantada ou a olhar para o chão.

Estas posições não são naturais para o seu corpo, e como tal esforçam os músculos, pressionam a coluna e comprimem os vasos sanguíneos e as ligações nervosas, dando origem aos problemas acima referidos, entre outros.

Durante um dia normal do seu quotidiano tire vários momentos para analisar a sua figura, ou então peça a alguém para o fazer por si e avisá-lo de quando se encontra com uma má postura. Como regra geral deve de manter cada parte do corpo alinhada com as adjacentes, em equilíbrio e bem suportadas. No seu escritório escolha uma cadeira que lhe ofereça suporte completo às costas e faça várias pausas durante o dia para andar, alongar e relaxar os músculos tensos.

Como passa aproximadamente um terço da sua vida a dormir, uma postura correta durante o sono é de extrema importância para a saúde da sua coluna. Escolha um colchão adequado à posição em que dorme e uma almofada que lhe dê suporte e alinhamento adequado para a cabeça e ombros. Coloque uma almofada debaixo dos joelhos se dormir de costas ou uma mais fina entre as pernas se dormir de lado.

Inicialmente pode ser estranho e desconfortável corrigir a sua figura, mas se se esforçar para mudar pouco a pouco os seus hábitos diários chegará a uma altura em que terá espontaneamente uma postura correta, saudável e mais confortável para o seu corpo.

Deixe o seu comentário!