Como fazer a Transição do Berço para a Cama

2020-10-06

Como fazer a Transição do Berço para a Cama

A transição do berço para a cama - é algo que todos os pais temem.

 

As crianças dependem de rotina e naturalmente resistem a mudanças. Saber a altura certa para introduzir uma nova cama é o mais importante.

Por volta dos 18-24 meses, provavelmente vai começar a ver sinais de que o seu bebé está pronto para dormir numa cama. Quando eles estiverem altos e curiosos o suficiente para começarem a testar a segurança do berço, é necessário agir rápido. A regra prática é fazer a transição assim que começarem a escalar, mas como nem todas crianças têm as mesmas caractersticas, talvez precise de mais algumas pistas.

 

Aqui estão 8 dicas que podem tornar esta transição mais suave e segura:

 

  1. Hora certa. 

Se a vida do seu filho já está repleta de mudanças - novo irmão ou irmã, nova escola, etc - espere antes de introduzir a cama. Esta deve ser uma transição estimulante para todos, não uma transição sufocadora ou assustadora.

  1. Considere um berço convertível. 

Um berço convertível que se transforma em uma cama de criança com a remoção do painel frontal pode fazer a mudança parecer menos drástica para uma criança.

  1. Livros sobre o assunto. 

Encontre alguns livros sobre a grande mudança e partilhe-os com o seu filho. Realce que as personagens do livro são "exatamente como tu" e como avançam para uma nova cama com coragem.

  1. Inclua a criança na mudança.

Para marcar a ocasião e ajudar o seu filho a sentir-se animado com a mudança, deixe-o escolher novos lençóis e roupas de cama para crianças e incentive-o a personalizar a nova cama com alguns dos seus peluches preferidos.

  1. Reavalie a proteção para crianças. 

Provavelmente já tomou medidas para tornar a sua casa à prova de crianças, mas este é um bom momento para reavaliar. Existem outras medidas de precaução que deve ter em conta no caso do seu filho se aventurar durante a noite? Pode querer considerar o bloqueio de qualquer escada com portões de segurança, janelas e portas que levam para fora (ou para varandas) e garantir que o seu filho não possa entrar em áreas onde produtos de limpeza, medicamentos ou outros materiais perigosos são guardados..

  1. Não mude a rotina da hora de dormir. 

Coloque a cama no mesmo espaço onde estava o berço, se possível. Alterar a rotina da hora de dormir irá apenas confundir o seu filho.

  1. Mantenha a exploração ao mínimo. 

Para a maioria das crianças, a liberdade recém-descoberta de passear será irresistível. Cabe a si reforçar as regras da hora de dormir. Solicite os últimos pedidos de água, brinquedos e idas ao quarto de banho antes da última refeição, e certifique-se de que o seu filho entende que é definitivo.

  1. Elogie o seu filho por praticar bons hábitos na hora de dormir. 

Uma solução para controlar os hábitos de exploração do seu filho pode ser um gráfico de autocolantes. Ofereça um autocolante para cada noite que ele ficar na cama. No final da semana, recompense-o com um presente especial, como uma história extra na hora de dormir ou com o seu passeio familiar favorito. Lembre-se de que as crianças adoram agradar os pais e fazer as coisas por sozinhas.

Deixe o seu comentário!