Como escolher um estrado para o seu colchão

2019-10-24

Como escolher um estrado para o seu colchão

Por norma, não se presta muita atenção ao estrado. Contudo, escolher um estrado é outro dos processos que devemos ter em consideração na hora de montar uma cama. Atualmente, há vários tipos de estrado que, para além de alguns serem adequados especificamente para certos modelos de colchão, têm como objetivo responder às diferentes necessidades de saúde dos consumidores.


Por isso, se está a pensar comprar uma cama nova, recomendamos a leitura deste artigo. E porquê? Por que uma boa noite de sono, com o conforto certo, é essencial para o seu bem-estar.

O que é um estrado?



Inicialmente, esta pergunta pode parecer redutora, mas com a quantidade de opções disponíveis no mercado, convém voltar aos básicos e explicar o que é um estrado na sua origem.



O estrado é a parte da cama sobre a qual assenta o colchão, sendo, geralmente, feito com ripas de madeira. Ripas essas que, têm sido substituídas ao longo do tempo por outro tipo de materiais. 



A principal missão do estrado é servir como apoio ao colchão, permitindo suportar uma boa parte da pressão e peso exercidos na cama.



Se está a pensar que, o conforto de um bom colchão está dependente de um bom estrado, está a pensar bem! Por outras palavras, de nada adianta um colchão de qualidade, se tiver a restante estrutura da cama em mau estado.

Que tipos de estrado existem?



Como já referimos, existem diversos tipos de estrado disponíveis no mercado. Se está indeciso em escolher um estrado para o seu colchão, conheça os modelos existentes.



1 - Estrado comum

Este é um estrado cuja armação é feita com ripas de madeira fixadas transversalmente com materiais distintos. É muito provável que tenha um destes na sua cama, são o tipo de estrados mais comum do mercado. 



Dizer que, se a sua escolha recair sobre um destes estrados, saiba que, se tiver menos de 20 ripas, garante um menor conforto e estabilidade na hora de “acolher” o peso exercido. 


2 - Estrado ajustável

Muito semelhante ao estrado comum, o modelo ajustável, possui ripas duplas nos pontos da cama onde o peso é maior. Desta forma, regula a resistência ao peso nessa parte da cama, proporcionando um maior conforto a quem o utiliza.


3 - Estrado inclinável/articulado



Este é o tipo de estrado que é utilizado principalmente nas camas de doentes. Constituído por vários elementos ajustáveis, que permitem posicionar pernas ou costas como desejarmos.

Esta adaptabilidade é baseada nos princípios ergonómicos aplicados nos diferentes elementos do estrado e podem ser ajustados manual ou eletronicamente.

Por exemplo, no caso das camas de doentes, o mais comum é ajustar para ler, ver tv ou até mesmo para encontrar uma posição que melhor se ajuste à condição médica.



4 - Estrado enrolável

Se está à procura de um estrado fácil de montar em caso de receber visitas em casa, esta é a escolha ideal. É um modelo de fácil transporte e que se guarda facilmente.

Dizer ainda que, em vez de uma armação a ligar as ripas, faz uso de cordas ou de uma faixa elástica.



5 - Estrado elevatório

Este é um tipo de estrado que se eleva e sob ele, existe um espaço que pode ser usado para arrumação. Dependendo da sua escolha, pode encontrar diversas opções com várias capacidades de armazenamento.



Este modelo é um modelo que tem sido recuperado ao longo do tempo. Recentemente, voltou a ser usado exatamente por causa da capacidade de armazenamento. Contudo, temos de dizer que, se não for de boa qualidade e forte o suficiente, pode não ser o mais indicado para garantir a estabilidade e conforto que deseja.

Um bom estrado significa uma boa noite de sono!


Quando decide comprar um colchão novo é fundamental verificar se o seu estrado ainda está em condições. Como referimos em cima, de nada adianta um bom colchão, se os restantes elementos não acompanharem a qualidade. Assim, é importante que na hora de comprar um novo colchão tenha também em consideração a compra de um novo estrado. Caso seja essa a sua decisão, considere as seguintes vantagens:



- Capacidade de suporte

Garanta que o estrado que escolher tem o suporte adequado e que é capaz de amortecer e absorver os choques e pesos exercidos.



- Durabilidade

Um bom estrado garante a durabilidade dos materiais do colchão e preserva as suas características. É fundamental que, acima de tudo, seja um estrado adequado e “feito” para o seu colchão.



- Estabilidade

A estabilidade tem grande influência na vida útil do colchão. Já para não falar que, vai ser o ponto chave para garantir um melhor conforto durante o sono.

Chegou o momento, como escolher um estrado para o seu colchão?


Já falamos sobre os diferentes tipos de estrados, as vantagens que trazem às suas noites de sono, mas para efeitos práticos, quais são os aspetos a considerar na hora da compra de um estrado?

1) Medida do colchão

O colchão deve encaixar perfeitamente no estrado. Tenha sempre em atenção como faz a medição do seu colchão. O colchão deve ficar bem acondicionado no estrado, para garantir uma maior estabilidade.



2) Material do estrado

Existem dois tipos de material utilizados na composição dos estrados. 



A) Estrados metálicos - têm arestas suaves e arredondadas, são mais duráveis, resistentes e mais simples de limpar. 


B) Estrados em madeira: são mais tradicionais, mas podem estragar a roupa de cama se a superfície for áspera.


3) Tipo de estrado

Agora que já sabe quais são os tipos de estrados que existem, temos a certeza que será mais fácil realizar a sua escolha. Lembre-se sempre, encontre o par perfeito do seu colchão!

E agora? Já se sente mais preparado para escolher um estrado para o seu colchão?



Tem os dados do seu lado, os fatores a considerar, agora só falta encontrar o estrado ideal. Nunca se esqueça: o fundamental é encontrar o melhor para o seu colchão, mas sem nunca esquecer o melhor para uma boa noite de sono!

Deixe o seu comentário!