Como escolher a melhor almofada para dormir

2019-09-19

Como escolher a melhor almofada para dormir

Acredita que escolher uma almofada é tão ou mais importante quanto escolher um colchão? Pode parecer um “exagero”, mas a verdade é que as almofadas são dos elementos que mais influencia uma boa noite de sono. Contudo, e tal como os colchões, devem ser compradas a pensar nas suas necessidades. Tenha sempre presente que uma boa almofada é fundamental para que a posição da cabeça na hora do descanso fique alinhada com a coluna vertebral e evite as dores musculares. Saiba agora como escolher a melhor almofada para dormir.

“As almofadas não são iguais para todos!”. Sabe porquê?

Esta é uma das maiores máximas na área do sono. E porquê? Porque cada corpo tem uma posição para dormir, uma estrutra, mas acima de tudo, porque cada pessoa tem o seu tipo de sono e diferentes necessidades. Para além de que, é a almofada que se deve adaptar ao corpo e não o contrário.

Com efeito, perceba agora quais os elementos que deve ter em conta na hora de escolher a melhor almofada para dormir.

Que tipos de almofadas existem no mercado?

Existem dois tipos de almofada.

Almofadas clássicas

A principal característica das almofadas clássicas é o facto de se moldarem à curva natural da cabeça e do pescoço. São também bastante confortáveis para a coluna, até mesmo para quem escolhe dormir numa posição pouco ortodoxa.

Na sua composição, por norma, são utilizados diferentes versões de 3 tipos de materiais:

  • Látex;
  • Viscoelástico;
  • Enchimento de penas.


Na Molaflex, a nossa gama de almofadas contempla modelos com estes 3 tipos de materiais. Os modelos DuvetKento e Látex, são exemplos de almofadas clássicas que têm como principal característica dar o melhor conforto à sua coluna durante o seu descanso.

Almofadas cervicais

São modelos de almofadas adequadas para pessoas que têm problemas e dores nas costas e cervical. Se tem uma má postura física durante o dia vai querer de certeza descansar numa destas almofadas.

Qual a melhor almofada para dormir: Elementos a ter em conta

Depois de ficar a conhecer quais os tipos de almofadas que existem, conheça agora os pormenores que podem fazer a diferença na hora de escolher a melhor almofada para dormir.

a) Almofada dura ou mole: qual a diferença?

No fundo, não existe nenhuma diferença entre uma almofada mais dura e outra mais mole. Na verdade, a única questão a considerar é a sua preferência de conforto. Contudo, almofadas mais firmes e compactas são, por norma, aconselhadas para oferecer conforto total e focado na sua cervical. 

b) Formato e tamanho: qual escolher?

Com cada vez mais tipos de almofadas à venda, tamanhos e feitios, fica mais difícil escolher a melhor almofada para dormir. Contudo, deixamos-lhe aqui algumas dicas relativamente ao formato que deve escolher.

  • Formato retangular e alto - é o modelo mais aconselhado para a sua almofada. Permite que, ao mexer-se durante a noite, o conforto não seja afetado, uma vez que tem sempre almofada onde espaço para se deitar.
  • Formato quadrado e pequeno - Não aconselhável a quem se mexe muito durante a noite. Além disso, o ponto de conforto é focado apenas no seu centro. Este tipo de almofadas é aconselhado como apoio quando está no sofá ou até como apoio à coluna quando está no escritório a trabalhar.

c) Perfil das Almofadas

Talvez este seja um dos pontos mais importantes na hora de escolher a melhor almofada para dormir. O perfil de cada corpo é um “guia” para escolher a almofada ideal.

Por exemplo, para pessoas com de ombros largos as almofadas recomendadas são as mais espessas. Isto porque contrabalanceiam o espaço entre a nuca e o resto do corpo suportado pela almofada.

Para pessoas com ombros mais estreitos, a escolha deve recair numa almofada menos espessa para não causar o desconforto de ter o corpo demasiado elevado ao adormecer.

d) Posição de dormir

A resposta é sim. Outro dos elementos que se deve ter em conta, são as posições em que costuma dormir:

  • Dormir de lado/costas: para estas posições, as melhores almofadas serão as de perfil mais alto.
  • De barriga para baixo: as almofadas já devem ser mais baixas e também mais flexíveis.
  • De barriga para cima: as almofadas de dureza média são as mais indicadas. Ajustam-se ao espaço entre o pescoço e a coluna cervical.

e) Material da almofada

Tal como referimos em cima, os materiais das almofadas também podem fazer a diferença na hora de escolher a melhor almofada para dormir.

As almofadas podem ser feitas com materiais naturais ou sintéticos. Se tem algum tipo de alergias, opte por almofadas sintéticas de materiais hipoalergénicos, que reduzem a proliferação de fungos e de ácaros. Por outro lado, e se preferir, pode ainda escolher almofadas com enchimento de penas ou em espuma.

Na Molaflex, encontra uma gama de almofadas que se distingui exatamente por garantir a combinação perfeita entre conforto e suavidade. Todos os modelos foram desenvolvidos a pensar na sua saúde.

f) Manutenção da almofada

Sim, é necessário realizar a “manutenção” da sua almofada. Por outras palavras, aconselhamos a que troque a sua almofada de 2 em 2 anos. Isto porque, com o passar do tempo a almofada vai perdendo as suas características iniciais.

Ficou esclarecido?

Após a leitura deste artigo, a principal ideia que pretendemos transmitir é que a sua escolha de uma boa almofada para dormir, é tão ou mais importante quanto a escolha de um colchão. Por outro lado, que se sinta confortável e seguro com a sua escolha.

 

Deixe o seu comentário!