Como dormir bem durante as férias

2021-08-04

Como dormir bem durante as férias

Está finalmente de férias e a palavra de ordem deixa de ser trabalho e passa a ser descanso. Não há dúvidas que, depois de tantos meses no escritório, o que mais precisa é de pôr o descanso em dia e repor as energias para voltar ao ativo totalmente revigorado.

A tendência é para que durma mais e se deite mais tarde porque tem tempo livre para o fazer e porque os dias de verão escurecem mais tarde. Mas esse tipo de comportamentos leva a que haja um desregulamento do sono e o retorno à rotina de trabalho se complique, deixando-o ainda mais cansado.

Uma boa forma para evitar que isso aconteça é não passar muito tempo deitado na cama ou no sofá. Evite fazer muitas sestas durante o dia, pois é muito provável que desregule os horários de sono. Em vez disso, aproveite o tempo livre para se manter ativo. Faça caminhadas, vá à praia, esteja com amigos e familiares.

Fazer maratona daquela série que deixou na segunda temporada? Não é boa ideia. Tente evitar fazer horários atípicos, provavelmente vai acabar por se deitar tarde e acordar ainda mais cansado. O seu horário de sono fica desregulado e acaba por não aproveitar ao máximo as suas férias.

Uma boa forma de manter um horário de sono saudável e ainda aproveitar os dias na sua plenitude é acordar cedo. O objetivo não é acordar exatamente à mesma hora que acordaria se estivesse a trabalhar, mas manter um pouco a rotina. Pense nas coisas que estará a perder se passar a manhã inteira a dormir.

A última dica já todos ouvimos falar mas não deixa de ser algo fundamental de ser mencionado. Ponha de lado os aparelhos eletrónicos à noite. Sim, o telemóvel, o tablet, o computador e até a televisão… Todos eles emitem a luz artificial que prejudica muito a produção de melatonina no nosso cérebro, a “hormona do sono”. Opte por ler um livro, uma revista, ou até fazer jogos de tabuleiro em família para um serão mais divertido.

Seguindo estas dicas, poderá aproveitar muito melhor as suas férias, ao mesmo tempo que mantém um sono saudável. Boas férias e bom descanso!

Deixe o seu comentário!