Como as mudanças de estação podem afetar o nosso sono

2019-10-02

Como as mudanças de estação podem afetar o nosso sono

Já pensou que as mudanças de estação, não se ficam apenas pelas alterações climatéricas? Na verdade, estas mudanças, por vezes, são difíceis para o nosso organismo. E não, não falamos só na questão das temperaturas, as variações da luz também alteram a nossa rotina e vitalidade.

Estas mudanças de estação sentem-se especialmente com a chegada do outono. O ritmo de trabalho torna-se mais exigente e temos que voltar a encaixar as diversas obrigações diárias, como por exemplo, o regresso às aulas. Portanto, não é de admirar que comecemos a sentir o cansaço da mudança de estação.

Por outro lado, o outono, já por si, é um período particularmente sombrio, porque além das chuvas e das temperaturas cada vez mais frias, a natureza passa dos tons alegres do verão para aqueles tristes e cinzentos do frio do inverno.

Afinal, em que medida é que as mudanças de estação afetam o sono?

Variações de luz, os tons de verão a desvanecer, o nosso estado psicológico a entrar de novo na rotina, tudo isso faz com que sinta um cansaço natural.

Este cansaço afeta naturalmente o sono e o descanso de cada um. A melancolia e o estado de “quase” depressão são as consequências que conseguimos identificar facilmente.

Contudo, temos boas notícias, as mudanças de estação não têm de o levar a estes estados. Parte de cada um saber contrariar “o normal” e ter uma atitude positiva quando ocorrem estas alterações. A pensar nisso, sugerimos alguns comportamentos a adotar na altura de mudança de estação.

Tenha atenção às variações de luz

O facto dos dias serem mais longos ou curtos podem provocar a descida ou subida de melatonina, sendo essas mudanças as responsáveis por se tornar mais difícil adormecer ou acordar facilmente devido à claridade que entra nos nossos quartos. 

Por isso, e para que quando chegue a casa não encontre um ambiente soturno, sugerimos que desobstrua os espaços que deixam passar raios de luz.

Alergias e transição das estações

Sabia que quando muda a estação ficamos mais sensíveis a possíveis alergias devido ao pólen que está no ar? Procure alimentar-se com frutas e verduras frescas da época. Por exemplo, legumes e frutos secos, alimentos ricos em vitaminas e minerais que contribuem para diminuir o cansaço e a fadiga, em especial o magnésio e o potássio, para além da referida vitamina C. Ao seguir esta alimentação, está a reforçar o seu sistema imunitário. Caso contrário vai-se sentir mais cansado e com sono.

Tenha o seu quarto a uma temperatura ideal

Tal como a luz, a temperatura também afeta a qualidade do sono. Um quarto muito quente pode deixá-lo desconfortável e originar febres. Um quarto muito frio, deixa-o mais vulnerável a constipações.

Segundo estudos realizados, a temperatura do quarto deve de estar entre 16 e 21 graus. E com as mudanças de estação, alterações de temperatura são uma certeza. Ande bem agasalhado nas estações mais frias e nas mais quentes vista-se de forma mais casual. Por isso, previna-se!

Os colchões também têm de respirar!

Pode parecer um comportamento um pouco fora de contexto, relativo às mudanças de temperaturas, mas a verdade é que as mudanças de estação são propícias às mudanças de colchão. Procurar colchões respiráveis é o mais recomendado (especialmente colchões com materiais naturais, como o algodão, que equilibram rapidamente o teor de humidade do colchão). Desta forma, vai garantir um sono ainda mais confortável.

Por outro lado, caso tenha adquirido um colchão recentemente, um dos comportamento típicos de época, é virar o colchão. Recomendamos que o faça 4x ao ano. Por exemplo, pode o fazer consoante as mudanças de estação. O que acha?

Estes comportamentos são só para o outono?

Não. Este tipo de comportamento são para todas as mudanças de estação. Claro está, existem alterações que se sentem mais que outras, mas não deixam de ser aplicados a todas as estações.

No caso das alergias, é um típico caso da primavera. Já no que diz respeito à temperatura do quarto, é válido para o verão e inverno, uma vez que são estações propícias a subidas e descidas de temperatura.

Siga o seu bem-estar e previna-se!

Em suma, parte de si contrariar a melancolia, a falta de luz, o calor excessivo ou as alergias no ar. O mais importante é prevenir-se e estar preparado para as mudanças de estação!

Deixe o seu comentário!