Como ajudar as recém mamãs a dormir melhor

2021-11-03

Como ajudar as recém mamãs a dormir melhor

As mães são super heroínas. Durante a gravidez, passam por enjoos, cansaço, o peso da barriga e as infinitas idas à casa de banho durante a noite, privando-lhes o sono e deixando-as extremamente cansadas. Mas tudo isto parece mínimo comparando com a fase após o nascimento do bebé. Aí, o descanso torna-se ainda mais escasso e pode ter consequências negativas graves na saúde da recém mamã. Neste artigo, deixamos-lhe algumas sugestões que podem aumentar a duração e qualidade de sono para quem acaba de introduzir um novo membro na família.

 

Durma quando o bebê estiver a dormir

Qualquer profissional de saúde que esteja diretamente ligado à área de Pediatria vai recomendar repor o sono nas horas em que o bebé está a dormir. Pode parecer tentador querer aproveitar as horas de sono do bebé para fazer outras tarefas da casa, mas o melhor será mesmo usar esse tempo para descansar. Lembre-se, todas as outras tarefas podem esperar, menos o bebé.

 

Distribua tarefas

O pai é um elemento imprescindível que pode gerir de forma muito eficiente esta fase tão delicada. Nesse sentido, o pai pode ficar responsável por tarefas como fazer as compras do supermercado, a manutenção da casa e, se for o caso, cuidar com mais atenção dos filhos mais velhos. Além disso, deve participar nas tarefas que envolvam os cuidados do bebé como dar banho, por o bebé a arrotar, mudar a fralda e dar o biberão.

 

Aceite toda a ajuda

Desde os profissionais de saúde que passam os primeiros dias do nascimento do bebé no hospital à mãe, sogra, tio, primos e amigos… Toda a ajuda é necessária. Não tenha vergonha de aceitar toda a ajuda nem de pedir ajuda se se sentir cansada e ansiosa. Dormir bem não é nenhum luxo, é uma necessidade básica de que precisa para se manter saudável.

 

Diga não a responsabilidades extras

É natural que queira estar presente na vida das pessoas que ama e tente fazer um esforço extra para estar presente. Seja com um filho mais velho ou com os familiares e amigos, não se sinta culpada por estar a dar-lhes menos atenção, muito menos tente adicionar atividades extra na sua agenda para tentar compensar essa ausência. Com um recém-nascido em casa, é natural que as suas prioridades estejam direcionadas para ele.

 

Tenha conforto em casa

Receber flores é ótimo, mas será que um bom colchão ou almofada não seriam muito mais úteis? Pode aumentar em grande escala a qualidade do sono da nova mãe, melhorando o seu humor e consequentemente o do bebé, tornando esta fase muito mais fácil e tranquila. Apesar de não ser uma prenda muito usual, acredite que ninguém ficaria insatisfeito por receber uma prenda dessas (até não sendo recém mamã). 😊 Na Molaflex dispomos de um vasto leque de colchões que vão de encontro a cada tipo de necessidades e preferências dos nossos consumidores. Para proporcionar ainda mais conforto ao seu bebé, poderá encontrar a toda a informação neste artigo.

O descanso da mãe é muito importante nesta altura para que todos se sintam mais relaxados e saudáveis. Bem-vindo a esta nova fase!

Deixe o seu comentário!