Chegou o calor: Dicas para noites mais frescas.

2020-06-12

Chegou o calor: Dicas para noites mais frescas.

O verão está mesmo aí à porta e já se sentem as noites mais quentes. Apesar de ser ótimo dormir descoberto, sentir demasiado calor ao dormir pode ser desconfortável e algo desesperante. O seu bem-estar durante o sono está no topo das nossas prioridades. Por isso, vamos, ao longo deste artigo, deixar-lhe truques para que consiga fintar o calor e ter noites mais frescas.

 

Que calor insuportável!

Abrir a janela não resolve? Ainda não comprou aquela ventoinha ou esqueceu-se de mandar arranjar o ar condicionado? Pois… Já todos passámos por isto, mas a verdade é só uma: Ficar a lamentar-se não vai fazer com que deixe de sentir calor ao dormir.

 

O que foi o jantar?

Determinados pratos aceleram o nosso metabolismo e fazem subir a temperatura corporal. Foi ao mexicano com amigos? A comida picante é uma das principais responsáveis por essa subida. O conselho é para que jante cedo e opte por comer algo leve um pouco mais tarde para não se deitar com fome. Que alimentos são recomendados? Iogurte, salmão ou maracujá são apenas alguns dos muitos exemplos.

 

Sabia que… o chá de hortelã, mesmo bebido quente, reduz a nossa temperatura corporal? Pode ser um importante aliado para que não sinta calor ao dormir. Para além de ser relaxante e ajudar a aliviar o stress.

 

Zumba antes de dormir?

Não! Nem qualquer outra atividade física intensa. Os movimentos de cardio fazem subir as temperaturas do corpo em flecha. Prefira exercícios mais relaxantes e posturais como, por exemplo, o ioga. Porém, esta recomendação sobre atividade física intensa não se aplica ao sexo. Já escrevemos sobre as vantagens que traz para o relaxamento e para o bem-estar durante o sono. Releia-o aqui.

 

Escolha bem os lençóis!

Parece ser aquele tipo de informação tão óbvia que nem é preciso escrevê-la, mas há sempre os mais distraídos. Se as noites estão quentes, prefira materiais como o algodão e o linho, porque, como é óbvio, vai sentir calor ao dormir se optar pelos mesmos lençóis que usa no inverno. E, se calhar, não precisa assim tanto desse cobertor. E o pijama? Escolha sempre o mais fresco.

Uma dica: Depois do sol se pôr, abra a janela do quarto e apague a luz. Ajuda a que fique fresco. Como vê, não precisa de ir dormir para o lado do frigorífico.

 

Dorme com alguém?

Podia ser uma recomendação da DGS para os tempos de Covid-19, mas é um conselho nosso para as noites de verão: mantenha as distâncias. Os corpos transmitem calor ao dormir encostado a alguém. Também sabemos que os animais de estimação transmitem calma e ajudam a relaxar, mas… talvez seja boa ideia mandar o Bolinhas para o sofá. Só desta vez.

 

O que dizem os especialistas?

A temperatura corporal certa varia de pessoa para pessoa, mas aquilo que os especialistas do sono recomendam está entre o intervalo dos 17ºC e os 22ºC. Ter um quarto escuro e silencioso também é importante para conseguir relaxar no momento de adormecer.

 

O saco de água quente!

Parece contraditório? O saco é de água quente, mas, no verão, encha-o com água gelada. Leve-o para a cama. Já faz mais sentido assim?

Estes pequenos truques, combinados ou isolados, podem fazer toda a diferença. Já se sente mais fresquinho? Ótimo. Relaxe, feche os olhos e aproveite para dormir. Quem sabe se amanhã não o espera um bom dia de praia.

Deixe o seu comentário!