Benefícios do sono para uma carreira de sucesso

2021-11-05

Benefícios do sono para uma carreira de sucesso

Se sempre sonhou com uma carreira de sucesso como a do Bill Gates (o “pai” da Microsoft) ou como a do Elon Musk (dono da Space X e da Tesla), saiba que o segredo pode estar numa coisa muito simples: dormir.

Os especialistas nesta matéria garantem que uma boa noite de sono é crucial para que se tenha uma boa performance no trabalho. Dormir ajuda o cérebro a funcionar de forma apropriada e permite-nos estar no nosso melhor para alcançar o sucesso no dia-a-dia.

 

Aumenta a produtividade

Uma noite bem dormida não lhe dá horas a mais para terminar todas as coisas que se propôs fazer. Contudo, ajuda-o a ser mais produtivo. E quando falamos em ser produtivo não quer dizer que não haja distrações no local de trabalho… Um passarinho na janela tirou-lhe a atenção do que estava a fazer? Ou de repente começou a pensar no que vai fazer para o jantar? De acordo com a National Sleep Foundation, uma pessoa que tenha dormido bem consegue recuperar o foco nas suas tarefas de forma rápida e eficiente.

 

Aumenta a criatividade

Se está a pensar que só quem trabalha nas áreas criativas é que precisa, efetivamente, de ser criativo, pense novamente. A criatividade é necessária também quando surge uma situação inesperada que precisa de ser resolvida com soluções inovadoras. O próprio Bill Gates diz: “Posso fazer um discurso sem dormir muito. Posso fazer partes do meu trabalho dessa forma, mas a pensar de forma criativa, não sou muito bom sem sete horas [de sono]. ” Estar apto para dar respostas em situações pouco comuns pode ter um impacto muito positivo na empresa onde trabalha e ajudá-lo a progredir na carreira.

 

Reduz o stress

Existem diversos estudos que comprovam que as pessoas que têm um sono mais pobre, têm níveis de stress mais elevados. Isto tem a ver com o efeito que o sono REM (fase do sono em que os nossos olhos se movem rapidamente) tem no nosso corpo e na forma como lidamos com emoções stressantes. Durante o sono REM, os níveis das hormonas que causam stress são drasticamente reduzidas, permitindo que os sonhos organizem as memórias dos eventos que ocorreram nesse dia. É assim que acordamos com aquela sensação boa de mente “limpa” e pronta para enfrentar mais um dia.

 

Mantém um estilo de vida saudável

Um dos motivos para que muitas pessoas deem tanta importância à qualidade do sono, é o impacto que isso tem na saúde e no seu bem-estar. Existem pessoas muito bem-sucedidas que afirmam que ter um estilo de vida saudável é determinante para estar no seu melhor no local de trabalho. Aliar uma boa alimentação, o exercício físico e, claro, uma boa noite de sono pode ser a chave do sucesso.

Deixe o seu comentário!