Bebé a caminho? Saiba como escolher o colchão ideal

2019-03-08

Bebé a caminho? Saiba como escolher o colchão ideal

A escolha de um colchão para o seu bebé é uma decisão importante que tem de tomar ainda antes da gravidez terminar. Inicialmente pode parecer que todos os colchões servem o mesmo propósito, mas com uma análise cuidada irá perceber que existem certas características que são mais adequadas para o conforto e segurança do seu bebé. Neste artigo iremos-lhe mostrar quais as que deve de procurar ou evitar quando estiver à procura da cama ideal para o seu recém-nascido.

Quase todos os colchões que encontrar têm por base uma construção de molas ou de espuma. Cada categoria apresenta diferentes benefícios e desvantagens:

  • Os colchões de molas tendem a ser mais firmes, respiráveis e com uma maior durabilidade, apesar de terem um custo ligeiramente superior.
  • Os colchões de espuma dão um suporte mais ergonómico e suave, mas é importante escolher um que tenha uma densidade suficiente para ainda assim proporcionar um apoio firme e estável.

Ainda que a decisão entre molas e espuma seja maioritariamente uma escolha que depende das suas preferências pessoais, existem algumas características que todos os colchões para bebés devem obedecer e às quais deve tomar especial atenção:

  • A superfície deve ser firme e voltar rapidamente à sua forma original quando é libertada a pressão. Isto previne que o bebé fique retido numa posição desconfortável ou de risco;
  • Evite materiais impermeáveis. Estes aumentam a temperatura e a transpiração do seu bebé durante a noite, para além de representarem um risco de asfixiamento;
  • O colchão deve ser respirável e com uma boa circulação de ar para impedir a formação de odores e o crescimento de ácaros e fungos;
  • Deve ser produzido com materiais hipoalergénicos para prevenir reações alérgicas;
  • Deve ter as medidas exatas do berço.

A escolha de colchão é apenas um dos passos para assegurar um ambiente de conforto e segurança durante o sono do seu bebé. Nos primeiros meses de vida é aconselhável que partilhe com ele o seu quarto, idealmente com um berço ao lado da sua cama, para que lhe possa acompanhar o sono e reconfortá-lo sem dificuldades sempre que for necessário. A partir dos seis meses, no entanto, o bebé já pode começar a dormir no seu próprio quarto, de forma a que nem o descanso dele nem o seu sejam interrompidos com facilidade. Com a ajuda de um intercomunicador pode saber à distância quando ele precisa da sua atenção.

Ao ter estas indicações em consideração vai garantir que o seu bebé cresce protegido e com o conforto ideal desde os seus primeiros dias de vida, o que lhe trará também a si mais descanso e tranquilidade. Bem-vindo à aventura de ter filhos!

 

Deixe o seu comentário!