ASMR e o sono

2021-06-30

ASMR e o sono

De certeza que já deve ter ouvido falar de um dos últimos fenómenos da Internet que consiste em fazer sons com o bater das unhas numa superfície, sussurrar ou passar pincéis na pele. Esta nova tendência chama-se ASMR e promete ajudar as pessoas a relaxar e até facilitar o processo de adormecer. A sigla em inglês corresponde a Autonomous Sensory Meridian Response que se traduz em Resposta Autónoma do Meridiano Sensorial. Nem todas as pessoas sentem ASMR mas, as que sentem, relatam uma sensação agradável como uma espécie de formigueiro a começar na nuca ou no couro cabeludo, podendo estender-se a outras zonas do corpo, variando de pessoa para pessoa.

O termo só é conhecido desde 2010 e foi abordado, pela primeira vez, no Facebook, por uma mulher chamada Jennifer Allen, que criou um fórum com o objetivo de juntar pessoas que tinham as mesmas sensações que as ela, procurando respostas que explicassem esse fenómeno.

Apesar de os estudos científicos sobre esta temática ainda serem muito recentes, há quem acredite que o ASMR tem impactos positivos no sono devido à redução de sinais de stress, aumento da sensação de calma, melhoria da disposição e alívio da dor.

Com um aumento significativo de ouvintes desta tendência, começaram a aparecer mais criadores de vídeos ASMR (chamados ASMRtists), podendo ser encontrados milhares de vídeos de ASMR no YouTube, para todos os gostos.

Deixe o seu comentário!